Osmar Dias pede apoio para projeto que visa inibir o uso de automedicação



O senador Osmar Dias (PDT-PR) pediu em Plenário, nesta terça-feira (12) apoio para a aprovação de duas proposições de sua autoria que tratam da questão da saúde. Um deles, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 328/06, altera o texto a ser inserido nas propagandas de medicamentos para: Antes de consumir qualquer medicamento, consulte um médico. A matéria está em análise na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Para o parlamentar, a frase "Se persistirem os sintomas, consulte seu médico", atualmente veiculada nas propagandas, induz o consumidor à automedicação.

- É um convite ao uso do medicamento sem consulta, sem indicação prévia. Induz a pessoa a pensar que só deverá procurar o médico caso o medicamento não seja capaz de curar a doença- alertou o parlamentar.

Osmar Dias comentou matéria publicada no dia 9 deste mês no Jornal de Brasília, com a manchete "Um hábito que sai caro", que revela a ocorrência de 20 mil mortes anuais em decorrência da automedicação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica. O senador observou que milhares de pessoas sofrem prejuízos à saúde, como infartos e derrames cerebrais, em conseqüência da automedicaçao.

Recursos

Já a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/05 destina ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) 10% do produto da arrecadação das contribuições sociais e da Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A medida inclui 10% dos recursos da Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF) que, de acordo com a proposta, deverão ser aplicados exclusivamente no setor da saúde. Segundo o parlamentar, a medida também serviria para carrear maiores recursos à saúde pública.

O senador afirmou que os recursos para a saúde pública, assim, estariam tendo uma destinação mais adequada, ao seguirem diretamente para os municípios, uma vez que as administrações locais poderão aplicá-los na construção de postos de saúde e em outras ações para melhoria da saúde da população. Osmar Dias sugeriu a ampliação do Programa Saúde da Família, com a utilização de equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, entre outros, para dar assistência integral às famílias em suas residências.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR), relator do PLS 328/06, disse que apresentará parecer favorável à matéria, pois a proposta atende as necessidades da população. O representante roraimense salientou ainda que, se a PEC 50/05 for aprovada, "todos teriam médico à disposição antes de tomar remédio por conta própria".

12/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Osmar Dias pretende desestimular automedicação

Osmar Dias pede apoio a projeto que garante aplicação integral dos recursos do Fundeb na educação

Projeto que visa inibir tráfico de órgãos passa na CAS

Jayme Campos pede apoio para aprovação de projeto que visa melhorar rodovias do MT

Osmar Dias pede apoio da Mesa na convocação do ministro Palocci

Osmar Dias pede apoio de senadores a proposta sobre rádios comunitárias