Projeto de Osmar Dias pretende desestimular automedicação



Projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que tem por objetivo desestimular a prática da automedicação aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta muda o texto de advertência veiculada na propaganda de medicamentos - que atualmente é a de "consultar o médico se os sintomas persistirem" - para a de "consultar um médico antes de consumir qualquer medicamento".

VEJA MAIS

O projeto (PLS 328/06), que já teve parecer favorável aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), será votado em decisão terminativa na CAS, onde tem como relator o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Na CCT, o relator da matéria, senador Augusto Botelho (PT-RR), destacou ter concordado com a tese do autor segundo a qual a advertência em vigor induz à automedicação. Os parlamentares acreditam que o texto atual contém a sugestão de que o paciente deve usar o medicamento e, somente se não houver cura, consultar o médico.

Para Augusto Botelho, que é médico, a nova advertência de consultar o médico antes de tomar a medicação deve produzir efeito contrário, educando o cidadão no sentido de evitar o uso de medicamentos sem prévia indicação profissional.

O autor do projeto, que também vê a alteração como uma medida educativa para evitar a automedicação, já defendeu o texto em discurso no Plenário, em junho do ano passado. Na ocasião, lembrou que a frase de advertência que atualmente é utilizada "é um convite ao uso do medicamento sem consulta médica e sem orientação prévia".

- Em outras palavras, eu poderia interpretar a frase como "se houver algum problema, procure o médico", ou "se não curar a doença, procure o médico". Ambas interpretações são graves. Então, essa frase, que está na propaganda como obrigação legal, na verdade, incita, induz ao uso de medicamentos sem a orientação preliminar do médico - alertou Osmar Dias, da tribuna.



25/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias pede apoio para projeto que visa inibir o uso de automedicação

Osmar Dias pretende garantir um mês de férias a empregados domésticos

Osmar Dias pretende compensar estados por investimentos em educação superior

PROJETO DE OSMAR DIAS ALTERA DISTRIBUIÇÃO DO FPE

Projeto de Osmar Dias reajusta valores de licitações

Projeto de Osmar Dias exige publicidade dos contratos