Osmar Dias pede que o seguro-safra seja estendido a todo o país



O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu a ampliação do seguro-safra, criado pelo governo federal para indenizar agricultores atingidos pela seca no Nordeste e norte de Minas Gerais, a outras regiões. Segundo ele, o fato de a medida provisória que criou o seguro estar restrita a poucos produtores agrícolas frustra a maioria dos agricultores que também sofrem com perdas de safras causadas pela ação da natureza.

No Paraná, salientou o senador, os produtores rurais também sofrem com as intempéries climáticas. Uma medida mais abrangente, disse o senador, receberia o apoio de todos os agricultores do país. Segundo Osmar Dias, os agricultores poderiam contribuir com uma parcela para constituir um fundo de seguros.

O seguro oficial, é para o senador, um dos melhores mecanismos de política agrícola, já existente em países desenvolvidos, com a participação dos bancos e seguradoras privados e dos agricultores, cabendo ao governo apenas a garantia, em caso de catástrofe, evitando a quebra das seguradoras.

- Eu acredito que o Brasil já tem as condições suficientes para criar no orçamento esse fundo - afirmou.

No mesmo pronunciamento, o senador apoiou o Ministério Público do Paraná que investiga denúncias de corrupção na campanha eleitoral para a Prefeitura de Curitiba no ano passado, na qual foi reeleito Cassio Taniguchi, do PFL.

26/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias: atraso no pagamento de seguro rural prejudicará safra de 2002

OSMAR DIAS QUER INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO EM TODO O PAÍS

Osmar Dias pede liberação de indenização a agricultores com safra perdida

OSMAR DIAS PEDE RAPIDEZ NA VOTAÇÃO DE PROJETO SOBRE SEGURO OBRIGATÓRIO

Osmar Dias pede ao governador do Paraná que libere escoamento da safra de soja transgênica

Braço estendido pode ser adotado como sinal para travessia de pedestre em todo o país