Osmar Dias pede ao governador do Paraná que libere escoamento da safra de soja transgênica



O líder do PDT no Senado, Osmar Dias (PR), fez um apelo em Plenário, nesta quinta-feira (30), ao governador do Paraná, Roberto Requião, para que permita o escoamento da safra de soja transgênica pelo Porto de Paranaguá.

O embarque de soja transgênica no porto esta proibido desde outubro de 2003, depois que Requião sancionou lei proibindo o cultivo, manipulação, importação, exportação, industrialização, comercialização e financiamento rural de produtos geneticamente modificados.

Osmar Dias observou que, com a aprovação da Lei de Biosegurança pelo Congresso Nacional em 2006, concedendo aos produtores rurais o direito de plantar soja transgênica, as restrições impostas pela lei de Requião não poderiam mais estar em vigor.

- Se a Lei de Biossegurança foi aprovada no Congresso Nacional e nós estamos numa federação, deve servir para o Brasil inteiro - disse.

O senador criticou ainda outra decisão de Requião determinando a rotulagem de produtos transgênicos. Em sua avaliação, a obrigatoriedade da identificação deve resultar em desvantagem para a economia do Paraná, uma vez que os outros estado do país não estão obrigados a fazê-lo.

30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias critica a MP que regula o plantio de soja transgênica na safra de 2005

Osmar Dias protesta contra punição a produtor de soja transgênica no Paraná

Osmar Dias diz que soja transgênica não afeta meio ambiente

OSMAR DIAS E ARLINDO PORTO QUEREM SOJA TRANSGÊNICA

Comercialização da soja transgênica da última safra é autorizada

Paraná tenta rastrear a cadeia da soja transgênica