Osmar Dias votará contra CPMF se governo não aceitar modificações



O senador Osmar Dias (PDT-PR) afirmou nesta segunda-feira (12) que, se o governo não atender aos avanços propostos pelo PDT, votará contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O senador apontou a redução da alíquota e a interrupção do pagamento dos juros da dívida externa com os recursos arrecadados pela CPMF como modificações necessárias.

- O governo tem que deixar de ser guloso com os impostos. Se a CPMF tem que continuar, que seja para atender a saúde pública - afirmou.

Osmar Dias disse que há várias semanas vem alertando para a forma como o governo negocia a prorrogação da CPMF no Senado, assumindo, pelo fato de o partido fazer parte da base governista, que os senadores do PDT votarão a favor da CPMF e que só deve negociar com o PSDB.

- O governo desrespeitou o PDT porque conversou com todos os partidos, menos o PDT. Se é só o PSDB que vai definir a CPMF, então o PDT está liberado para votar como quiser - observou.

O senador disse que o PDT não quer cargos ou liberação de emendas para votar, mas acredita que foi um erro do partido fechar questão em favor da manutenção da CPMF sem ouvir os seus senadores. Ele assinalou que, durante a campanha eleitoral no Paraná, não disse que vinha para o Senado votar contra ou a favor da CPMF e que o programa do PDT não obriga o parlamentar a concordar com aumento da carga tributária.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse, em aparte, que o governo deveria explicar ao país quanto arrecadou e onde aplicou os recursos arrecadados com a CPMF. Ele também perguntou por que o governo pagou adiantado a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) com o dólar mais caro.

Homenagem

Osmar Dias ainda homenageou o proprietário do jornal paranaense Gazeta do Povo, Francisco Cunha Pereira, que foi um dos idealizadores do movimento Pro Paraná, que debate e encontra soluções para os problemas do estado. O senador disse também que foi graças ao empenho pessoal do homenageado que o Paraná passou a receber royalties da hidrelétrica de Itaipu e ganhou o gasoduto que atravessa o Norte do estado.



12/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias votará contra CPMF se governo não aceitar modificações

Osmar Dias avisa: "Votarei contra a nova CPMF"

Arthur Virgílio diz que se governo não negociar, PSDB votará contra CPMF

Jarbas Vasconcelos contesta argumentos do governo e reitera que votará contra a CPMF

Osmar Dias condiciona apoio do PDT à CPMF ao cumprimento do acordo firmado com o governo

Osmar Dias condiciona apoio do PDT à CPMF ao cumprimento do acordo firmado com o governo