Ouvidoria do Senado completa um ano de instalação com mais de três mil atendimentos



A Ouvidoria do Senado completa seu primeiro ano de atividade nesta quinta-feira (28), comemorando o fato de ter atendido mais de três mil cidadãos no período.

Os brasileiros se manifestam sobre projetos em tramitação, pedindo pressa na sua apreciação ou revelando apoio ou reprovação em relação à matéria. Há, também, mensagens com denúncias de irregularidades e reclamações sobre os serviços do Senado. Em outras manifestações, há sugestões de mudanças em leis e elogios a iniciativas do Senado e dos senadores.

A instalação da Ouvidoria, que recebe em média 250 mensagens por mês, teve como objetivo aumentar a transparência do Senado, bem como facilitar o contato do cidadão com a Casa. Nos primeiros seis meses deste ano, a Ouvidoria já atendeu mais de 1,7 mil mensagens. Os assuntos mais abordados foram o concurso público do Senado e a reforma do Código Penal.

Para o ouvidor-geral do Senado, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a instituição de uma Ouvidoria no Senado representa uma evolução, por estabelecer contato direto com a sociedade para que as pessoas possam dizer aquilo que pensam sobre a Casa e seus parlamentares, recebendo então uma resposta.

- Muitas vezes as manifestações e opiniões recebidas na Ouvidoria são encaminhadas às comissões ou aos senadores, que podem se pautar por elas na hora das votações, indo ao encontro da vontade da sociedade – declarou.

Acordo

No final do último mês de maio, as Ouvidorias do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU) assinaram um acordo de cooperação.

O objetivo do acordo é facilitar ainda mais a comunicação entre essas instituições e os cidadãos brasileiros. Se, por exemplo, uma determinada denúncia for encaminhada para uma instituição que não tem competência legal ou administrativa para se pronunciar sobre o assunto, o atendimento será redirecionado para a unidade correta, sem que o usuário tenha que realizar um novo contato, como ocorre atualmente. Os usuários serão devidamente informados sobre os procedimentos adotados.

Para entrar em contato com a Ouvidoria do Senado, o cidadão pode acessar o Portal da Ouvidoria na internet ou realizar uma ligação gratuita para o Alô Senado, por meio do número 0800 612211. Há, ainda, a opção de enviar uma carta ou usar os formulários distribuídos pela Ouvidoria para depósito em urnas nas dependências internas do Senado.



27/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ouvidoria da AGU registra mais de 5 mil atendimentos em 2013

Ouvidoria soma mais de 300 atendimentos e estuda novas mudanças

Ouvidoria da Nossa Caixa faz 1.527 atendimentos em um ano

EMTU: Ouvidoria registra cerca de 120 mil atendimentos em 2005

Ouvidoria da Nossa Caixa registra 64 atendimentos no primeiro mês de atuação

Caravana da Anista completa três anos e concede mais 6 anistias no RJ