Ozires Silva anuncia demissões na Varig



"Todas as companhias aéreas nacionais estão pressionadas pelo endividamento e pelo fluxo de caixa", disse o presidente da Varig, Ozires Silva, na audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Subcomissão de Turismo realizada nesta quarta-feira (3) para discutir a crise na aviação comercial brasileira. Ele informou que a empresa está renegociando pagamentos com todos os fornecedores e devolvendo 15 aeronaves adquiridas pelo sistema de leasing (arrendamento).

Com a devolução das 15 aeronaves, que correspondem a 10% da frota, o presidente da Varig anunciou que serão demitidos 1.700 empregados (10% do total).

Quanto ao recente aumento das passagens aéreas, Ozires explicou que resultou de decisões tomadas pelas companhias de seguro após os atentados terroristas contra os Estados Unidos. O preço do seguro de aeronaves triplicou após 11 de setembro, dia do atentado. "Isso corresponde a US$ 80 milhões por ano somente como prêmio de seguro. As empresas brasileiras não têm condições de arcar com a despesa", enfatizou Ozires.

03/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tecnologia deverá diminuir papel humano no controle aéreo, diz Ozires Silva

Emilia protesta contra demissões na Varig

Demissões na Varig são relatadas ao presidente da Assembléia Legislativa

Simon anuncia encontro com Dilma Rousseff "para salvar a Varig"

Alberto Silva anuncia criação de usina de biodiesel

Sibá anuncia que Marina Silva vai pedir demissão