Emilia protesta contra demissões na Varig
Recente decisão da Varig de demitir toda a diretoria da Associação de Pilotos, além de outros funcionários que aderiram a um movimento em prol da revitalização da empresa, levou a senadora Emilia Fernandes (PT-RS) a apelar em Plenário, nesta quinta-feira (21), em favor da revogação da medida.
Em carta enviada ao presidente da Varig, Ozires Silva, a senadora gaúcha afirmou que o ato "revela traços de intolerância e retaliação". Observou ainda que os administradores da empresa devem "saber negociar e evitar conflitos, respeitando o legítimo direito de organização e manifestação dos trabalhadores".
Segundo explicou, as demissões ocorreram depois que a Associação de Pilotos da Varig (APVAR) divulgou o documento "Carta Aberta aos Funcionários da Varig", que traz denúncias contra a empresa. Entre as queixas, destacam-se a contratação de mão-de-obra mais barata em substituição a empregados antigos demitidos, e o processo de sucateamento da companhia, em detrimento da valorização de novas subsidiárias criadas (Nordeste, Rio-Sul), hoje administradas pela FRB-Par Investimentos.
"Nesse documento, carregado de emoção e compromisso, os pilotos reafirmam seu amor e sua dedicação à empresa", comentou Emilia, informando que o assunto também foi levado ao conhecimento do Ministério Público, da Assembléia Legislativa e do governo do Rio Grande do Sul. Em aparte, o senador Bello Parga (PFL-MA) mostrou-se solidário à preocupação da senadora e disse que a adoção de medidas arbitrárias não ajuda a resolver a atual crise na aviação nacional.
BERTA LUTZ
Durante a sessão plenária desta quinta-feira, a senadora recebeu do presidente da Casa, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), a informação de que a entrega do diploma "Mulher Cidadã Berta Lutz" será realizada na Hora do Expediente da sessão do Senado do próximo dia 13 de março. Emilia Fernandes é autora do requerimento para a homenagem.
21/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim protesta contra demissões na Nova Oi
Tião Viana protesta contra a Varig
EMÍLIA PROTESTA CONTRA SITUAÇÃO DA AGROPECUÁRIA
Emilia protesta contra atitude do ministro da Educação diante da greve dos professores
Emilia protesta contra decisão do governo de promover cortes nos investimentos sociais
Ozires Silva anuncia demissões na Varig