Padronizar nomenclatura é essencial para regulamentar mercado de próteses, diz especialista



Solange Beatriz Palheiros Mendes, diretora executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), defendeu, nesta terça-feira (07), a padronização da nomenclatura de equipamentos ortopédicos (órteses) e próteses, o que permitiráregulamentar sua comercialização e facilitar a criação de uma política de preços e de redução das distorções do mercado. A declaração foi feita em audiência pública na Subcomissão de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, que tratou do fornecimento de órteses e próteses pelos serviços de saúde do país. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

VEJA MAIS

- Hoje, nós não temos parâmetros para negociar - disse, ao explicar as dificuldades de comparação de preços frente à diversidade de nomes para produtos similares.

Solange explicou que 21% dos brasileiros - equivalente a 43 milhões de pessoas - são atendidos por planos privados de saúde, dos quais uma parcela significativa é representada por pessoas idosas. Segundo ela, o desafio é compatibilizar o aumento da demanda por equipamentos ortopédicos com a elevação dos custos dos materiais, além das dificuldades dos serviços médico-hospitalares de acompanhar a evolução tecnológica nessa área.

Ao final de sua apresentação, Solange Mendes defendeu que sejam realizados "estudos e avaliações econômicas consistentes" sobre órteses e próteses, bem como a

verificação da causa da ausência de registro de determinados materiais em seu país de origem e a determinação de obrigatoriedade de especificação, pelo fabricante, sobre possível reutilização de equipamentos, entre outras especificações.

Cristina Vidigal / Agência Senado



07/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armínio Fraga considera essencial regular mercado internacional

Governo trabalha para regulamentar mercado de etanol, diz Mantega

Gabeira defende aliança para regulamentar o mercado de carbono

Jucá quer regulamentar mercado de peças de automóveis

Brasil precisa regulamentar mercado de créditos de carbono, diz membro da Fiesp

Curso vai padronizar metodologias para avaliação de produtos biológicos