Jucá quer regulamentar mercado de peças de automóveis



O senador Romero Jucá (PMDB - RR) pediu urgência na análise do Projeto de Lei 617/2011, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto, de Jucá, disciplina o funcionamento de empresas de desmontagem de veículos automóveis.

- Temos de parar com a venda de peças de qualquer forma, impedindo que os desmanches de carros roubados tenham condições de vendê-las. [O objetivo] é regulamentar, enquadrar, acompanhar e registrar a venda de peças de automóveis a retalho – explicou Jucá, lembrando que a ocorrência de furtos de automóveis no Brasil teve um aumento de 13% no ano passado.

O senador observa que a venda de peças de automóveis individualizadas favorece os desmanches de carros roubados. E lembra que o projeto prevê o registro e controle das peças individualizadas, para que o número de carros roubados diminua. Ele observou que 70% dos furtos ocorrem no estado de São Paulo, sendo que 30% dos carros furtados são utilitários.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que a rastreabilidade das peças de automóveis é interesse também da indústria de autopeças, que tem sofrido um “sucateamento”, com dificuldade de competir com os preços dos países asiáticos. Jucá concordou com a observação da senadora.

Sistema S

Jucá também apoiou o Sistema S, conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Ao apoiar o sistema, o senador também lembrou a importante contribuição na capacitação e melhoria da qualidade de vida da população de Rondônia.

- Nós não podemos cortar recursos, nós não podemos parar os serviços, nós não podemos deixar de ampliar o processo de capacitação – afirmou Jucá, que registrou os 25 anos do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Rondônia.



25/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo trabalha para regulamentar mercado de etanol, diz Mantega

Gabeira defende aliança para regulamentar o mercado de carbono

Padronizar nomenclatura é essencial para regulamentar mercado de próteses, diz especialista

Brasil precisa regulamentar mercado de créditos de carbono, diz membro da Fiesp

Jucá busca consenso para regulamentar direito de greve dos servidores

Relatório de Jucá para regulamentar emenda das domésticas deve ser votado no dia 6