Pagamento de benefícios da Previdência será facilitado



O Senado aprovou nesta segunda-feira (17) projeto que inverte o ônus da prova para o cálculo dos benefícios da Previdência Social. Atualmente, o segurado tem que provar seu tempo de contribuição e o fluxo de suas remunerações para que obtenha o benefício. Mas o texto, que agora vai à sanção presidencial, inverte o ônus da prova e obriga o INSS a disponibilizar os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais, agilizando o pagamento dos benefícios. Apenas em caso de divergência, caberá ao segurado recolher documentos e informações para recorrer da decisão do INSS.

- A proposta revoluciona a Previdência permitindo que todos os benefícios possam ter concessão na hora. Até agora, a burocracia pôde ficar de braços cruzados, obrigando o trabalhador a se virar - afirmou o senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), idealizador do projeto, quando ministro da Previdência.

O projeto, relatado favoravelmente pelo senador Geraldo Althoff (PFL-SC), traz outras alterações nas leis básicas da Previdência Social. Uma delas é eliminar restrições às filiações ao sistema previdenciário de ministros de confissão religiosa. Além disso, exige que as empresas remetam aos sindicatos informações relativas às contribuições dos empregados ao INSS.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), mesmo declarando-se favorável ao projeto no mérito, optou por votar contra a proposta. Mozarildo mantém assim o compromisso de votar contra as propostas de interesse do governo em protesto ao tratamento que o Executivo estaria dispensando ao estado de Roraima.

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pagamento da diferença nos benefícios da Previdência será discutido após eleições

Previdência antecipa pagamento de benefícios a vítimas do Rio de Janeiro para dia 25

Aprovação de projeto que altera data de pagamento de benefícios da Previdência destranca a pauta do Senado

Pagamento de benefícios para quem recebe acima do piso será liberado na sexta (1º)

Aumento do teto dos benefícios da Previdência será analisado em Plenário após as eleições

Processo de abertura de conta Cartão de Pagamento de Defesa Civil é facilitado