Paim alerta para necessidade de conservar mananciais de água
O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou nesta terça-feira (5) o transcurso do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrando quea data "é fundamental para os debates e a reflexão sobre a conservação da natureza". Paim destacou em seu pronunciamento principalmente a proposta de conservação dos mananciais de água, alertando que a contaminação das reservas de recursos hídricos já ameaça a sobrevivência em algumas regiões do planeta.
- A questão merece uma reflexão de todos, além de uma urgente mudança no padrão de comportamento, uma vez que a população triplicou no século 20 e o consumo de água aumentou seis vezes nesse mesmo período - advertiu.
O senador lembrou que cada pessoa precisa de pelo menos 50 litros diários de água para beber, tomar banho e cozinhar. Atualmente, ressaltou, mais de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo já não contam com a garantia de consumo dessa quantidade mínimo. No Brasil esse número já estaria por volta de 22,6 milhões de pessoas, informou o senador.
Paulo Paim também manifestou sua preocupação com as doenças transmitidas pela água contaminada, informando que a cada 15 segundos mata uma criança morre, no mundo, em conseqüência de diarréia e desidratação.
05/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CABRAL ALERTA PARA NECESSIDADE DE SE REGULAMENTAR USO DE ÁGUA
Relatório do V Fórum Mundial da Água adverte para a necessidade de prevenir desastres relacionados à água
Casildo Maldaner defende União como co-gestora em mananciais de água
Paulo Davim pede manejo e preservação de mananciais de água doce
Programa de recuperação de mananciais permite melhoria na qualidade da água distribuída pela Sabesp
Meio Ambiente: Curso terá palestras sobre recursos hídricos, mananciais e cobrança pelo uso da água