Paim anuncia audiência pública com presença de lideranças indígenas



O Dia do Índio será celebrado nesta quinta-feira (19) no Senado com uma audiência pública no auditório Petrônio Portela promovida pelas comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação (CE), além de outras comissões da Câmara dos Deputados. Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, foram convidados para o evento cerca de mil lideranças indígenas que estão em Brasília participando do Acampamento Terra Livre 2007, movimento que tem como objetivo exigir do governo federal mudanças na aplicação de sua política indigenista.

A situação dos direitos do índio e as demandas dos povos indígenas serão debatidas com os parlamentares, as lideranças e os ministros Tarso Genro (Justiça), Fernando Haddad (Educação), Marina Silva (Meio Ambiente), Silas Rondeau (Minas e Energia) e José Gomes Temporão (Saúde). Outros membros do governo e integrantes de organizações não-governamentais ligadas aos índios também deverão participar do debate.

- Temos que debater o que foi feito nesse país com a nação indígena. Hoje eles não representam nem 1% do número de habitantes do país, pois foram massacrados. Devemos conversar e pedir desculpas a eles pelo assassinato, em Brasília, do índio Galdino. Vamos discutir a morte de crianças indígenas nas aldeias - enumerou Paulo Paim.

Outro assunto que deverá entrar na pauta da audiência pública, segundo o senador pelo Rio Grande do Sul, é o Estatuto dos Povos Indígenas, cuja tramitação está há vários anos paralisada na Câmara dos Deputados. Paim também pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aceite o pedido de audiência agendado pelos participantes do Acampamento Terra Livre.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reforçou o apelo feito por Paim ao presidente da República e destacou que o presidente Lula sempre tem enfatizado que o seu governo é aberto aos trabalhadores de todas áreas, como os rurais, os da indústria e os catadores de lixo, bem como aos índios.

18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa audiência com lideranças indígenas de todo o país

Renan autoriza entrada de 70 lideranças indígenas para audiência

Ana Rita quer entrada de 60 lideranças indígenas para audiência

Paim anuncia audiência pública na CAS para debater a greve dos bancários

Paim anuncia audiência pública para discutir desocupação de Pinheirinho

Paim anuncia audiência pública para debater violência nas escolas