Paim anuncia busca de solução negociada para pensionistas do Fundo Aerus
O senador Paulo Paim (PT-RS) declarou em Plenário nesta quarta-feira (29) que busca uma solução negociada junto ao governo para aposentados e pensionistas do Fundo Aerus, o fundo de pensão da extinta Varig. A dívida da empresa - que foi desmembrada e vendida - com o Aerus é de R$ 4,3 bilhões.
- Quero dizer aos amigos do Aerus que não jogamos a toalha. Estamos firmes fazendo contatos com a Advocacia Geral da União e fontes do governo para uma solução negociada sobre a questão ou mesmo [para] apelar de forma definitiva que o Supremo [Tribunal Federal] vote a matéria - propôs Paim.
No inicio do mês, o próprio Paim e o senador Sérgio Zambiazi (PTB-RS) obtiveram do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, promessa de prioridade na apreciação de ação movida pela Varig contra a União por defasagens tarifárias, estimada em até R$ 5 bilhões, que ainda aguarda deliberação do Judiciário.
Projetos
Paim assinalou ter participado de reunião na Câmara dos Deputados para agilizar a votação dos projetos de interesse dos aposentados, como o que dá fim ao fator previdenciário (PL 3.299/08, na Câmara) e o que garante a aposentados e pensionistas do INSS o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo até 2023 (PL 01/07, também na Câmara).
Paim mencionou também projeto de sua autoria (PLS 178/09) que está para ser votado na Comissão de Educação (CE), que segundo ele tem objetivo de criar cultura da paz nas escolas e comunidades adjacentes e conta com parecer favorável do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Paim assinala que a violência nas escolas costuma atingir negros, homossexuais, mulheres, meninas e professores.
- O projeto visa garantir paz nas escolas. Agressão aos professores é forte, contundente, é uma violência absurda - lamentou.
Ponte
Outro tema objeto do discurso do senador foi sua visita ao Rio Grande do Sul para inauguração de nova ponte entre aquele estado ao de Santa Catarina. Ele cumprimentou os prefeitos dos municípios gaúchos de São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Esmeralda, Bom Jesus e Vacaria.
Por fim, Paim registrou a obtenção de titularidade pelo Quilombo Silva, segundo ele, o primeiro quilombo urbano do país, no Bairro Três Figueiras, na capitalPorto Alegre (RS).
29/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim defende solução negociada para Fundo de Previdência Aerus
Paim volta a pedir solução para aposentados e pensionistas do fundo Aerus
Paulo Paim pede solução para aposentados e pensionistas do Aerus
Paim pede atenção para aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus
Paim apela ao governo por solução rápida para o Fundo Aerus
Paulo Paim anuncia encontro da presidente com pensionistas do Aerus