Paim aplaude decisão favorável a aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) cumprimentou a Justiça Federal de São Paulo por ter dado liminar obrigando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar, em até 90 dias, a revisão de 131 mil aposentadorias e pensões concedidas entre 1988 e 2003.

Em pronunciamento no Plenário, nesta sexta-feira (13), Paim observou que a decisão foi adotada porque o INSS usou, na época, "tetos diferentes para quem paga [a contribuição] e para quem recebe [a aposentadoria]".

A revisão, que já sido objeto de decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010, deve dar a cada aposentado ou pensionista um aumento médio R$ 184,86. Os atrasados devem render para cada um a média de R$ 11.586.

Retaliação

O senador também apoiou a decisão da presidente Dilma Rousseff de retaliar a Argentina e impor barreiras à importação de carros daquele país. O senador lembrou que, seis meses atrás, já vinha advertindo que o governo de Buenos Aires estava boicotando produtos brasileiros e que a situação era insustentável.

Em aparte, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que presidente Dilma Rousseff marcou uma posição correta, dentro de "uma conjuntura de abusos e de posições inexplicáveis do governo argentino".



13/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora decisão favorável a aposentados

Paulo Paim destaca decisão favorável aos aposentados

ACM aplaude decisão do STF favorável a Tasso Jereissati

Paim aguarda política favorável à recuperação de ganhos de aposentados e pensionistas

Paim comemora decisão do STF favorável a cotas raciais em universidades

Paim diz que decisão favorável aos Kaiowá não altera audiência pública