Paim comemora decisão favorável a aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta terça-feira (29) a decisão do Conselho Federal de Justiça que estabelece o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) como índice para correção dos benefícios de 22 milhões de aposentados e pensionistas, no período de 1997 até 2001, assegurando um reajuste retroativo de 17,5%. Segundo Paim, foi feita justiça porque não é correto, -como fizeram os últimos governos-, usar o IGP-DI para corrigir o salário de contribuição, mas, no momento de corrigir o salário mínimo ou os benefícios dos aposentados e pensionistas, utilizarem um outro índice que mais lhes interessassem.

- A partir dessa decisão, o índice que passa a corrigir tanto o salário mínimo como os benefícios dos aposentados e pensionistas é o IGP-DI. E é bom lembrar que o IGP-DI dos últimos 12 meses está em 30,7%. Assim, cria-se uma expectativa nos milhões de aposentados de que este seja o índice doravante utilizado de forma definitiva na correção dos benefícios e também do salário mínimo - disse.

Paim também apelou ao governo para que o INSS não interponha recurso no sentido de que essa decisão tenha que seguir ainda ao Supremo Tribunal Federal (STF), -até porque a maioria das decisões tomadas pelo Conselho da Justiça Federal acabam sendo recomendadas e aprovadas também no STF-.



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim aplaude decisão favorável a aposentados

Paulo Paim destaca decisão favorável aos aposentados

Paim comemora decisão do STF favorável a cotas raciais em universidades

Paim aguarda política favorável à recuperação de ganhos de aposentados e pensionistas

Jonas comemora decisão judicial favorável a transgênicos

Jucá comemora decisão do TST favorável a professores de Roraima