Paim apoia desoneração da folha de pagamento e diz que Previdência é superavitária




Em pronunciamento nesta terça-feira (2), o senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou-se favoravelmente à medida anunciada pelo governo de desoneração de 20% sobre a folha de pagamento das empresas. Para o senador, a desoneração da folha das empresas, implicando em uma renúncia de receita por parte da Previdência Social comprovaria a tese defendida por ele de que a instituição é superavitária, ao contrário do que se afirma em diversos setores.

Dessa forma, afirmou, o governo deveria pensar agora no reajuste dos aposentados e no fim do fator previdenciário, que incide sobre os pedidos de aposentadoria.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou Paulo Paim pelo pronunciamento. Já o senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO) disse que o principal problema hoje da Previdência Social é de gerenciamento.

Acordo

Em seu pronunciamento, Paulo Paim também saudou acordo assinado entre a Secretaria de Trabalho do Rio Grande do Sul e o Ministério do Trabalho uruguaio para garantir os direitos trabalhistas e previdenciários aos trabalhadores da faixa de fronteira.

O acordo foi firmado recentemente na cidade gaúcha de Santana do Livramento, com a presença de autoridades dos dois países. A intenção é divulgar e promover informações a todos os trabalhadores sobre os seus direitos, além das diretrizes já confirmadas em acordos internacionais e negociações bilaterais entre o Brasil e o Uruguai.

Nos próximos dias, disse Paim, todas as seis cidades que ligam o Rio Grande do Sul ao Uruguai receberão a feira laboral, por meio da qual os trabalhadores locais receberão informações sobre a iniciativa.



02/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Previdência tem que ser compensada por desoneração da folha de pagamento, diz ministro

Paim reitera preocupação com desoneração da folha de pagamento

Paim diz que Previdência é superavitária e defende fim do fator previdenciário

CDH debate a desoneração da folha de pagamento

Hotelaria é beneficiada com desoneração da folha de pagamento

Governo não incluirá novos setores na desoneração da folha de pagamento