Paim aponta equilíbrio no discurso de Lula na posse de Édson Santos
O senador Paulo Paim (PT-RS) comentou em Plenário, nesta quinta-feira (21), o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse do novo ministro da Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Édson Santos, substituto de Matilde Ribeiro na pasta. A ex-ministra foi afastada em face de denúncias de uso irregular de cartão de crédito corporativo.
Ao contrário da avaliação negativa da imprensa sobre a fala presidencial na solenidade, Paim acredita que o discurso de Lula "marcou pelo equilíbrio e pelo alto nível com que foi proferido".
- Lula não atacou ninguém e disse que aconselhou a ministra a se afastar do cargo para se dedicar à defesa da acusação. Lula disse, ainda, que a ministra cometeu um erro, mas não um crime que justifique sua execração - ressaltou.
Ainda na opinião do senador, a pretensão do presidente da República de transformar a Secretaria da Igualdade Racial em ministério é um ato ousado e fortalece a posição do governo contra a discriminação racial. Paim destacou também a cobrança feita pelo presidente da República à Câmara dos Deputados, durante a solenidade, em relação à votação do projeto do Estatuto da Igualdade Racial, já aprovado pelo Senado.
Por fim, Paulo Paim registrou o início, nesta quinta-feira (21), da Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul (RS). O tema da festa é "Uma vez imigrante, para sempre brasileiro". Segundo o senador, trata-se do maior evento do gênero entre os países vinícolas da América do Sul.
21/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim saúda posse de Edson Santos como ministro da Igualdade Racial
Papaléo aponta incoerência em discurso de Lula sobre crise aérea
Ministro Edson Santos debate questão racial no país na TV Senado
Edson Santos pede a Sarney pressa no Estatuto da Igualdade Racial
Covas dá posse a Edson Vismona como secretário da Justiça
Demóstenes critica ministro Edson Santos por ofício sobre cotas raciais