Ministro Edson Santos debate questão racial no país na TV Senado



Neste sábado (12), às 3h30, o programa Cidadania Entrevista, da TV Senado, tem a participação do ministro da Secretaria da Igualdade Racial, Edson Santos, convidado a debater assuntos relacionados à questão racial no Brasil.

Ex-diretor da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro e presidente da Associação de Moradores da Cidade de Deus, Edson Santos foi responsável - quando vereador pelo Rio de Janeiro - pela criação da lei que instituiu o Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR). Também designou o dia 20 de novembro como feriado nacional em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Ainda neste sábado, a emissora apresentará um especial sobre as inúmeras faces de Ziraldo: pintor, teatrólogo, chargista, jornalista, caricaturista e escritor. Ziraldo iniciou sua carreira na década de 50. Depois de trabalhar em O Cruzeiro, Folha de Minas, Jornal do Brasil e outros veículos de expressão nacional, o escritor criou o legendário Pasquim, em conjunto com outros humoristas. Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, O Menino Maluquinho, obra que logo se tornou sucesso editorial e já foi adaptada para teatro, cinema, videogames e até ópera infantil. O documentário Ziraldo - o Eterno Menino Maluquinho será exibido às 15h30.

No programa Cidadania Debate deste sábado, especialistas discutem ações relacionadas à violência juvenil no país. Os convidados são Max Maciel, coordenador da Central Única das Favelas (Cufa) no Distrito Federal, e Miriam Abramovay, consultora da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla) no Brasil.

A Cufa surgiu em 1998, fruto de reuniões e debates organizados por jovens de diferentes favelas, geralmente influenciados pelo hip hop. Em 2006, foi criada uma representação da entidade no DF, com o objetivo de promover lazer comunitário, debater a violência contra jovens de baixa renda e difundir a cultura do rap na sociedade. Já a Ritla tem como meta combater a violência juvenil por meio de ações em instituições de ensino.

Neste domingo (13), às 14h15, a TV Senado debate a representatividade das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) no programa Argumento, que terá como convidado o senador Pedro Simom (PMDB-RS). No programa Cidadania Entrevista também deste domingo, que vai ao ar às 16h30, será debatido com o representante do Conselho Nacional de Farmácia, Antônio Barbosa, o reajuste no preço de medicamentos.



11/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim saúda posse de Edson Santos como ministro da Igualdade Racial

Ministro Edson Santos convida Sarney para conferência sobre igualdade racial

Edson Santos pede a Sarney pressa no Estatuto da Igualdade Racial

Edson Santos volta a pedir urgência para Estatuto da Igualdade Racial

Demóstenes critica ministro Edson Santos por ofício sobre cotas raciais

CDH debate questão racial na reforma do Código Penal