Paim vê candidatura de Barack Obama como sinal de renovação



"A candidatura de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos aponta para novos tempos", afirmou da tribuna o senador Paulo Paim (PT-RS), em sessão não-deliberativa realizada nesta sexta-feira (22). Ao destacar que, pela primeira vez na História, "existe a possibilidade real de um negro ser presidente dos Estados Unidos", o parlamentar se disse um admirador da caminhada de Obama.

- É um grande feito para os Estados Unidos e para o mundo a candidatura desse homem negro, que luta pelos direitos civis, que busca a inclusão das pessoas com deficiência, que não aceita crianças fora da escola - ressaltou o senador.

Paim lembrou que, até a década de 1960, os Estados Unidos praticavam a segregação racial de forma aberta, o que, observou, aumenta a importância do momento atual, que aponta para a possibilidade de Barack Obama chegar à Casa Branca. O senador pelo PT destacou ainda outros líderes, como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, cujas atitudes contribuíram para romper com injustiças e desigualdades. Lembrou também a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "um metalúrgico que alcança a Presidência do país e que está operando mudanças importantes na vida do povo brasileiro".

Na opinião do senador gaúcho, a possível vitória de Obama resultará na ampliação das relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Paim relatou entrevistado pré-candidato norte-americano na qual ele elogia os programas brasileiros de produção de etanol e biocombustíveis. Comentou ainda que Barack Obama não pretende fazer um governo para os negros, mas um governo de inclusão e de luta pelos direitos de todos os norte-americanos.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o discurso de Paim e sugeriu que o texto seja traduzido para o inglês e enviado a Obama. Também em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) saudou o colega de partido e concordou que Obama representa avanço e transformação.

Ao finalizar seu pronunciamento, Paim disse esperar que a postura de Barack Obama em favor da paz seja seguida em todas as Nações.

- Que o exemplo de Barack Obama, que é contra a guerra e um amante dos direitos humanos,sirva para as novas lideranças - ressaltou ele.



22/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim assinala importância da candidatura de Barack Obama

Paim comemora vitória de Barack Obama

Paim celebra possível vitória de Barack Obama nas eleições americanas

Presidente do Senado apóia Barack Obama

Suplicy elogia discurso de Barack Obama

Simon manifesta apoio a Barack Obama