Paim celebra em Plenário o Dia Internacional da Mulher



O Dia internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi lembrado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), em discurso proferido nesta sexta-feira (7), da tribuna do Senado. O parlamentar registrou "um pouco do muito que as mulheres fizeram ao longo da história", lembrou o esforço daquelas que são chefes de família e prestou uma homenagem especial às empregadas domésticas.

- A vocês, também chamadas de secretárias do lar, quero deixar um forte abraço. O que seria de nós se não fossem vocês para administrarem nossas casas? - disse ele, ao saudar também as mulheres do campo e sua luta pela preservação ambiental.

Paim lembrou a contribuição de diversas mulheres para a transformação da sociedade brasileira. Destacou a liderança de Aqualtume, avó de Zumbi, na formação do Quilombo de Palmares; o trabalho de Chiquinha Gonzaga contra a escravidão; a bravura de Olmira Leal de Oliveira, apelidada Cabo Toco, primeira mulher soldado da Brigada Militar no Rio Grande do Sul; a atuação de Alzira Soriana, primeira prefeita brasileira, eleita em 1932; Antonieta de Barros, primeira deputada negra; e Eunice Michiles, primeira senadora do país, eleita em 1979, entre outras.

O parlamentar também lembrou as dificuldades enfrentadas pelas aposentadas brasileiras e agradeceu o apoio que tem recebido na campanha para agilizar a votação do projeto que garante a aposentadorias e pensões o mesmo índice de reajuste concedido ao salário mínimo (PLS 58/03).

- A melhor homenagem que posso fazer às mulheres é a aprovação do projeto a favor de aposentadas e pensionistas. Faremos aqui no Congresso tudo o que for possível para que vocês voltem a receber o número de salários mínimos que recebiam no ato da aposentadoria ou pensão -ressaltou.

O parlamentar considerou "inadmissíveis" as atitudes de discriminação e violência contra as mulheres e conclamou todos os homens a mudarem suas práticas, compartilhando "com respeito e igualdade" os espaços com as mulheres. Paim também ressaltou a importância da participação feminina em sua formação.

- Sou eternamente grato pela convivência com minhas colegas na escola, na fábrica, quando eu era metalúrgico, no sindicato, na Câmara dos Deputados, aqui no Senado e pela convivência que tive com cada cidadã brasileira, seja na cidade, seja no campo.



07/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso celebra o Dia Internacional da Mulher

SP celebra Dia Internacional da Mulher com programação especial

Sessão solene celebra Dia Internacional da Mulher

Comissão celebra com audiência pública Dia Internacional da Mulher

Congresso celebra Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher

Congresso celebra Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher