Paim comemora cem anos do ensino técnico



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário os cem anos do ensino técnico no Brasil. Foi em 1909 que o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas técnicas para formação profissional de pessoas com pouco ou nenhum recurso financeiro, informou.

O parlamentar festejou as 140 novas escolas técnicas federais criadas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, um incremento de 350% em relação aos governos anteriores. De acordo com Paim, serão 300 novas escolas até 2010.

O senador defendeu a aprovação do projeto de lei de sua autoria (PLS 274/03) que institui o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep). A proposta, informou, já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronta para ser votada em Plenário. De acordo com o autor, o fundo poderá arrecadar até R$ 9 bilhões por ano para o ensino técnico.

Paim elogiou também o projeto (PLS 44/08) do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que relatou, que torna 2009 o Ano do Ensino Técnico no Brasil.

O senador gaúcho lembrou a importância, em sua vida, do curso técnico que fez no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aos 12 anos. Para ele, a construção de escolas técnicas, inclusive nas favelas, é a melhor forma de combater a violência, "não deixando a juventude à mercê dos traficantes e a favor do narcotráfico".

Ao final de seu pronunciamento, no início da sessão desta quinta-feira (19), Paim leu as 22 medidas para enfrentamento da crise econômica propostas pelo PT gaúcho ao governo, aos trabalhadores e aos empresários do estado.



19/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim destaca comemorações dos cem anos do ensino técnico no Brasil

Ensino técnico deve ser aperfeiçoado, diz Paulo Paim

Inácio Arruda comemora expansão do ensino técnico no Ceará

Pimentel comemora lançamento de programa de apoio ao ensino técnico

Adelmir Santana comemora aumento de investimentos no ensino técnico

Paim: ensino técnico pode afastar jovem de drogas e violência