Paim: ensino técnico pode afastar jovem de drogas e violência



O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em Plenário, nesta sexta-feira (24), a aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional (Fundep) como caminho para manter a juventude longe das drogas e da violência, além de prepará-la para ingressar no mercado de trabalho. Segundo assinalou, a iniciativa deve injetar R$ 9 bilhões na formação técnica profissional dos jovens brasileiros e é objeto de proposta de emenda à Constituição (PEC 24/05) de sua autoria, já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e que aguarda votação no Plenário do Senado.

- No Brasil, há 50,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, dos quais 4,5 milhões estão em estado de risco. A razão é o fato de não terem concluído o ensino fundamental, estarem fora da escola e desempregados. Eles são vítimas de um processo de exclusão social, que não gera cidadania. O ensino técnico é uma saída para o combate ao preconceito e para a redução da violência - avaliou. De acordo com Paim, o projeto que cria o Fundep conta com a simpatia do governo federal.

No ano em que o ensino técnico completa cem anos, Paim lamenta a precária oferta de cursos profissionalizantes de nível médio, observando que o mercado de trabalho já começa a reclamar a ausência de profissionais com essa formação. Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destacou a necessidade de melhorar o ensino fundamental e, assim, dar ao jovem o suporte exigido para o ingresso no ensino técnico, além da inclusão, no currículo do ensino médio, de formação em um ofício.

Homenagem

Em seu pronunciamento, Paulo Paim também homenageou os 50 anos de criação da empresa Forjasul, onde iniciou sua atuação como metalúrgico e sindicalista. O parlamentar destacou momentos importantes dos cinco anos que passou na empresa, de onde saiu para presidir o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS), lembrou alguns colegas de trabalho e agradeceu o apoio recebido da direção da metalúrgica.

O parlamentar saudou ainda os 22 anos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Jayme Caetano Braun, localizado em Brasília (DF). Conforme explicou, os CTGs são entidades sem fins lucrativos e atuam como uma trincheira das culturas gaúcha e brasileira, cultuando a dança, a história, hábitos e a linguagem típicos do Rio Grande do Sul.



24/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora cem anos do ensino técnico

Ensino técnico deve ser aperfeiçoado, diz Paulo Paim

Paim destaca comemorações dos cem anos do ensino técnico no Brasil

Paim pede aprovação do projeto que cria ensino técnico profissionalizante

Paim registra criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico

Ensino técnico privado pode aderir ao Fies