Paim comemora desistência de troca de controle de empresas petroquímicas no Sul



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta segunda-feira (3) o anúncio de que a Petroquisa, empresa subsidiária da Petrobras, não vai concretizar a troca de ações com a empresa Braskem, como vinha sendo negociado. De acordo com o senador, essa decisão é benéfica para a economia gaúcha e para os trabalhadores dos pólos petroquímicos do Rio Grande do Sul, que poderiam ser prejudicados com a operação, já que esta envolvia a troca de controle de empresas locais.

A negociação consistia na troca da participação acionária da Petroquisa na Petroquímica Triunfo (85%) e na Copesul (15%), ambas sediadas no Rio Grande do Sul, por 20% das ações da Braskem. Com isso, a Petroquisa passaria a ter 30% do capital da Braskem, enquanto esta teria o controle das refinarias gaúchas. Durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, presidida por Paim, representantes de sindicatos de trabalhadores do setor manifestaram a preocupação de que a troca de ações acarretasse demissões nas petroquímicas gaúchas, além de praticamente conferir um monopólio à Braskem.

Paulo Paim destacou a participação do Senado nos debates e da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, na decisão final tomada pela Petrobras. Em aparte, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) afirmou que foi a audiência realizada pela CAS que permitiu à Petrobras recuperar o comando da negociação.

O senador gaúcho também leu em Plenário nota divulgada conjuntamente por diversas associações de auditores fiscais alertando sobre os riscos da aprovação do projeto de lei que cria o chamado "Supersimples" (PLP 123/04 na Câmara dos Deputados). A proposta visa instituir um regime único de arrecadação de impostos e contribuições de todas as esferas de governo. Associações como a Unafisco, a Anfip e outras afirmam que, se aprovado como está, o projeto facilitará a lavagem de dinheiro e dificultará o combate à sonegação fiscal. Ainda de acordo com a nota, a pretexto de simplificar a arrecadação de tributos, o texto do projeto dispõe também sobre legislação trabalhista e ambiental e sobre normas de segurança no trabalho e de fiscalização sanitária.

03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora repercussão geral sobre troca de aposentadoria

Paim comemora criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas

Paim assinala avanço da troca de aposentadoria no Supremo

Troca comemora vigência do parcelamento do IPVA atrasado

Ana Amélia comemora troca de dívidas de universidades privadas por bolsas de estudo

Paim quer controle de qualidade de livros didáticos