Paim comemora investimentos federais na educação



O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou em Plenário, nesta segunda (1º), o ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo sucesso conseguido, em sua avaliação, na implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE) no país.

Criado em 2007, o PDE é um conjunto de ações estratégicas do ministério visando a melhoria da qualidade da educação. O plano possui ações em quatro eixos: educação básica; educação superior; educação profissional e tecnológica; e alfabetização e diversidade.

- Não podemos negar as melhorias conseguidas, isso seria uma injustiça. O ministro Fernando Haddad tem feito um trabalho primoroso. Desde que assumiu o governo da República, o presidente Lula tem olhado para a educação com olhos muito atentos e tem buscado, através do Ministério da Educação, implementar iniciativas que gerem bons resultados- disse.

Segundo Paim, somente no âmbito da educação básica, entre 2007 e 2008 foram celebrados convênios para transferência de recursos da União para os estados da ordem de R$ 2 bilhões. Já os municípios receberam R$ 933 milhões. Para este segmento do ensino, destacou ele, no mesmo período, foram celebrados convênios com mais de 900 municípios para a construção de 962 escolas.

Com relação à educação superior, Paim chamou a atenção para o cumprimento da meta do PDE de criação de 16 novas universidades federais no país até 2010. Até o momento 12 já começaram a funcionar e as quatro restantes estão em tramitação no Congresso Nacional.

No setor de ensino técnico, o parlamentar gaúcho mencionou a conclusão de 67 novas unidades de educação profissional e tecnológica, estando 104 escolas em fase de construção.

Fies

Paim se posicionou favoravelmente à decisão do Ministério da Educação de encaminhar proposta à Casa Civil permitindo a rediscussão das dívidas dos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies é o programa do governo federal que atende a estudantes carentes no custeio do primeiro curso de graduação em instituições de ensino superior não- gratuitas.

Em apartes, os senadores Geraldo Mesquita (PMDB-AC) e Papaléo Paes (PSDB-AP) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Paim.



01/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges comemora investimentos federais em infra-estrutura na Bahia

Paim comemora aprovação de cotas em universidades federais

Saúde, educação e combate à miséria são foco dos investimentos federais para 2014

Ideli comemora investimentos em educação

Heloísa Helena considera "aberração" gasto inferior a 5% de todos os investimentos federais em saúde, educação e segurança

Ideli comemora resultados de políticas federais na área de educação em Santa Catarina