Ideli comemora investimentos em educação
Ao registrar que participou, na manhã desta quinta-feira (8), de solenidade no Palácio do Planalto na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciaram medidas em prol de todos os níveis de ensino, a líder do governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), destacou que, depois de dez anos, o Brasil recuperou o nível de investimento em educação feito em 1995.
- Agora temos a oportunidade de ver a educação ser tratada como deve, considerada como investimento, uma questão de prioridade, algo essencial e estratégico para o país. Mas tivemos que levar dez anos para que isso ocorresse - afirmou Ideli.
Entre as medidas anunciadas, a senadora por Santa Catarina destacou a assinatura de um decreto criando a Universidade Aberta do Brasil, que alcançará 150 municípios ainda este ano e tem previsão de chegar a 300 até o final de 2007. Ideli explicou que, por intermédio do ensino a distância, professores de escola pública poderão obter diploma de graduação.
Ideli também comunicou que o governo está repassando, pelo terceiro ano consecutivo, recursos para investimentos no ensino médio. Segundo a senadora, este ano serão destinados R$ 400 milhões para as redes públicas. Ela também ressaltou que, ainda na educação básica, foi lançado o edital para a escolha do livro de Biologia que será distribuído entre os estudantes do ensino médio, medida que beneficiará 7,5 milhões de alunos de 14.727 escolas públicas do país.
Para a educação profissional, informou a senadora, o governo anunciou a criação das escolas técnicas federais do Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul e Rondônia, sediadas na capital de cada um destes estados. Ela acrescentou que também foi determinada a criação da Escola Técnica Federal de Canoas (RS) e as agrotécnicas federais de Brasília (DF), Marabá (PA), Nova Andradina (MS) e São Raimundo das Mangabeiras (MA).
- Quero comemorar porque no dia 23 próximo vamos contar com a presença do presidente Lula inaugurando duas novas escolas técnicas: o Centro Federal de Educação Tecnológica de Joinville, a maior cidade industrial de Santa Catarina, e o de Chapecó - afirmou Ideli.
A senadora por Santa Catarina também falou de sua emoção ao testemunhar a premiação do concurso Literatura para Todos, destinado homenagear escritores, poetas, novelistas e contistas que escrevem textos para os jovens e adultos participantes do programa Brasil Alfabetizado. Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) contou que recentemente o governo do Acre promoveu uma solenidade de formatura de 1.150 professores que eram considerados leigos, entre eles uma portadora de deficiência visual.08/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli comemora aumento de investimentos do governo no primeiro trimestre
Ideli comemora promulgação do fim da DRU para educação
Ideli comemora lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação
Ideli comemora aprovação de redução gradativa da DRU para a educação
Paim comemora investimentos federais na educação
Ideli comemora resultados de políticas federais na área de educação em Santa Catarina