Paim: Comissão de Direitos Humanos tornou-se trincheira dos movimentos sociais




Em discurso nesta sexta-feira (9), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), por ele presidida, tornou-se "uma verdadeira trincheira" dos movimentos sociais no Congresso Nacional. Ao fazer um balanço das atividades em 2011, o parlamentar assinalou que a comissão realizou neste ano 106 reuniões, das quais 85 foram audiências públicas.

VEJA MAIS

As iniciativas da CDH, conforme o senador, incluíram "a defesa de idosos, pessoas com deficiência, índios, ciganos, mulheres, jovens, brancos, negros, pobres, trabalhadores e sindicalistas que lutam por causas justas".

As audiências públicas, segundo Paim, "deram palco a quem não tem palco", como os que "andam de bicicleta e não são respeitados pelos ônibus, pelos caminhões e por aqueles que dirigem os seus automóveis".

O senador petista destacou ainda audiência pública em apoio aos "trabalhadores experientes", profissionais com mais de 40 anos que encontram dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Uma das sugestões foi a criação de um cadastro nacional na internet para estimular a recolocação desses trabalhadores.

Paim observou que algumas sugestões apresentadas nas audiências acabaram se incorporando às leis do país, como a redução do percentual pago à Previdência na contratação do trabalho doméstico. Na audiência que celebrou os 120 anos da inspeção do trabalho no Brasil, foi confirmada a contratação dos auditores fiscais aprovados em concurso do Ministério do Trabalho em 2010 e também a realização de novo concurso em 2012, para preencher 600 vagas na área.

- A CDH buscou ser esse espaço aberto a todos e a todas, valendo-se da igualdade de oportunidades em que tanto acredito - disse Paim.

Em 21 reuniões deliberativas da CDH, de acordo com Paim, 89 proposições foram colocadas em pauta, resultando em 43 projetos aprovados. Entre eles, citou o apoio às pessoas com deficiência nas ações de empreendedorismo, na isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para aquisição de automóveis e no atendimento preferencial em educação, saúde e Justiça.



09/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão debate direitos humanos e movimentos sociais sob a perspectiva sociológica de Florestan Fernandes

Em debate, direitos humanos e movimentos sociais sob a ótica de Florestan Fernandes

“Faremos aqui uma trincheira de resistência”, diz Paim sobre papel da CDH na defesa dos direitos dos trabalhadores

Paim abre reunião da Comissão de Direitos Humanos

Paim e Ana Rita devem assumir Comissão de Direitos Humanos

Paim agradece indicação para presidir Comissão de Direitos Humanos