Paim confirma vigília até meia-noite pela aprovação de projetos em benefício dos aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou, após reunião para garantir recursos que propiciem a aprovação de projetos que beneficiam aposentados e pensionistas, que até o momento não houve acordo. O senador participou, na tarde desta quarta-feira (26), de uma reunião com representantes do Poder Executivo e o relator-geral do Orçamento da União, Delcídio Amaral (PT-MS). Como não houve acordo, um grupo de senadores, entre os quais o próprio Paim, iniciou nova vigília, por volta das 18h, que nesta quarta-feira se estenderá até a meia-noite.

VEJA MAIS

- O governo não tem nenhuma proposta. Estão formulando uma proposta que vão encaminhar esta semana - disse Paim, acrescentando que, enquanto isso, a vigília pela aprovação dos projetos continua.

Desta vez, o protesto - que vem arregimentando o apoio de casas legislativas de todo o país - seguirá até a meia-noite desta quarta-feira, quando se encerra o prazo para a apresentação de recurso, por parte dos senadores, para a análise do PLS 58/03 em Plenário. O projeto foi aprovado em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, se não houver recurso, segue para a Câmara dos Deputados. Segundo Paim, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), já garantiu que não haverá recurso e que a matéria seguirá para a Câmara.

O projeto em questão recompõe o valor das aposentadorias, equiparando-as ao mesmo número de salários mínimos de quando foram concedidas. Paim luta, ainda, pela aprovação de outros dois projetos: o PLS 296/03, que prevê o fim do fator previdenciário e o PLC 42/07, que garante o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo para aposentadorias e pensões.

A vigília desta quarta-feira teve início com o discurso do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

Paim anunciou que próximas vigílias em defesa da aprovação dos projetos serão realizadas no dia 2 de dezembro, até as 6h do dia seguinte, no Plenário do Senado, com a presença deputados, e no dia 16 de dezembro, na Câmara, com a presença de senadores, também até as 6h do dia seguinte.

Na semana passada, cerca de 15 senadores se revezaram na tribuna desde a noite de terça-feira (18), até as 6h de quarta-feira (19).

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado



26/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores fazem vigília pela aprovação de projetos de interesse dos aposentados

Paulo Paim cobra da Câmara aprovação de projetos em benefício dos aposentados

Paim e Lúcia Vânia defendem aprovação pela Câmara de projetos que beneficiam aposentados

Paim comemora aprovação de projeto que recompõe benefício dos aposentados

Aposentados do Aerus passam a noite em vigília no Congresso

Paim comemora aprovação de projetos em benefício de idosos, obesos e pessoas com deficiência