Aposentados do Aerus passam a noite em vigília no Congresso



Cerca de 30 aposentados e pensionistas do Instituto Aerus vão passar toda a noite desta terça-feira (6) em vigília dentro do Congresso Nacional. Durante a tarde e já no final da sessão, alguns dos manifestantes chegaram a estender uma faixa no Plenário do Senado, durante discurso do senador Paulo Paim (PT-RS), antigo apoiador da causa e último senador a discursar.

Os manifestantes devem pernoitar no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados e Paim disse que iria acompanhar a vigília.

Pelo menos 10 mil beneficiários do fundo previdenciário Aerus estão sem receber seus benefícios há vários anos. São ex-funcionários das extintas empresas aéreas Varig e Transbrasil. Devido a um rombo financeiro, o Aerus está sob intervenção há anos e existe uma ação que responsabiliza a União pela falta de fiscalização sobre esse fundo de pensão.

Entretanto, a União já recorreu de decisões favoráveis aos aposentados e pensionistas do Aerus. Os manifestantes estão em Brasília tentando audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff, ou com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, em busca de solução para o impasse.

Durante todo o dia, senadores apoiaram as reivindicações, entre eles Paim, Ana Amélia (PP-RS) e Alvaro Dias (PSDB-PR).



06/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim confirma vigília até meia-noite pela aprovação de projetos em benefício dos aposentados

Paim anuncia vigília dos aposentados no Congresso em defesa do PLS 58/03

Mão Santa apoia nova vigília do Congresso em favor dos aposentados

Paim encerra vigília em defesa dos aposentados

Heráclito dá início à vigília pelos aposentados

Papaléo diz que vigília em favor dos aposentados foi suprapartidária