Senadores fazem vigília pela aprovação de projetos de interesse dos aposentados



Um grupo de senadores deu início no Plenário, na noite desta terça-feira (18), a uma vigília para pressionar pela aprovação de três projetos que visam à recomposição de perdas sofridas pelos aposentados e pensionistas. Os parlamentares pretendem se revezar na tribuna em pronunciamentos em defesa dos aposentados até as 6h desta quarta-feira (19).

VEJA MAIS

Os três projetos em questão já foram aprovados pelos senadores e aguardam deliberação da Câmara. Um deles, de autoria de Paulo Paim (PT-RS), acaba com o chamado fator previdenciário, redutor que leva em conta idade, tempo de contribuição e expectativa de sobrevida para o cálculo da aposentadoria (PLS 296/03); outro, também de Paim, estabelece a recomposição das perdas de rendimentos sofridas por aposentados e pensionistas (PLS 58/03); e um terceiro, proposto pelo Executivo, criando uma política de reajuste do salário mínimo, recebeu emenda de Paim assegurando aos benefícios pagos pela Previdência Social o mesmo reajuste do salário mínimo (PLC 42/2007).

Paulo Paim, idealizador da mobilização, afirmou em Plenário que o fato de a reunião realizada na Presidência do Senado nesta terça, com a presença do ministro José Pimentel, o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e o relator do Orçamento da União de 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), além de outros senadores, não ter tido o resultado esperado apressou a decisão de realizar a vigília.

- Os números que são colocados à opinião pública fogem totalmente à verdade - disse o senador.

Paim afirmou que a Seguridade Social, que engloba as áreas de saúde, assistência e previdência social, teve superávit de R$ 62 bilhões no ano passado.

O senador registrou que entidades sindicais em defesa dos aposentados de todo o país estão acompanhando o protesto. Mário Couto (PSDB-PA), por sua vez, disse ter certeza que a atitude dos senadores vai mobilizar a Câmara dos Deputados e as autoridades da Fazenda. Já o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) - que abriu os discursos - observou que o PT, no governo, abandonou uma de suas mais antigas bandeiras de luta.

Da Redação / Agência Senado



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores fazem vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados

Senadores fazem nova vigília em defesa de projetos que beneficiam aposentados

Paim confirma vigília até meia-noite pela aprovação de projetos em benefício dos aposentados

Mário Couto volta a pedir pela aprovação de projetos do interesse dos aposentados

Senadores repudiam na CDH críticas de ministros à aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Paim e Lúcia Vânia defendem aprovação pela Câmara de projetos que beneficiam aposentados