Paim critica ‘favoritismos’ nos órgãos públicos e pede realização de concursos



O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou, nesta segunda-feira (28), preocupação com o excesso da terceirização no serviço público e defendeu a realização de concursos no país. Segundo ele, os concursos públicos geram bons servidores para os quadros funcionais do estado brasileiro, já que a desafiadora tarefa da aprovação convida os jovens a redobrarem os esforços na preparação intelectual e a ampliarem os seus conhecimentos.

- Os afilhadismos, os favoritismos, os compadrios, a nomeação cruzada, o empreguismo e o próprio nepotismo manifestam algumas das tantas expressões de nossa prolongada crise histórica e valorativa – ressaltou.

Paim explicou que a multiplicação de favoritismo no serviço público instala servidores descomprometidos e enfurecem homens e mulheres que educam os seus filhos para não aceitarem compadrios, mas sim buscarem suas conquistas por meio do esforço e do mérito.

O senador afirmou que o servidor público é um importantíssimo ator estatal que luta, diariamente, pelo engrandecimento do Brasil e lamentou que esses profissionais continuem sendo discriminados em relação a vários direitos reconhecidos a outras classes de trabalhadores, entre eles, o direito de greve, o direito de aposentadoria especial para a pessoa com deficiência e o direito da livre sindicalização.

Paim destacou que a ausência do direito da livre sindicalização confere uma prática antissindical que é contrária às convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e compromete a gestão pública, já que exclui dos servidores a utilização de um canal para negociarem a solução de eventuais conflitos.

- Grandes especialistas, endossados pelas experiências internacionais, comprovam que a negociação, o direito de greve e a sindicalização são os instrumentos para a solução de conflitos – acrescentou.

Rádio Senado

O senador ainda parabenizou a Rádio Senado pela realização do programa “Eu Quero um Samba” que, no último sábado (26), homenageou um dos maiores personagens da música brasileira, Nelson Cavaquinho. Paim destacou que Nelson Cavaquinho enriqueceu a música brasileira com mais de quatrocentas composições e deixou clássicos como A Flor e o Espinho, Minha Festa, Juízo Final e Luz Negra.



28/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ pode votar projeto que regulamenta realização de concursos públicos

Projeto estabelece regras de horário para realização de concursos públicos

Rollemberg defende regras mais claras para realização de concursos públicos

Paim critica paralisia do Congresso e pede votação da lei de greve dos servidores públicos

Paim: governo precisa criar órgão para fiscalizar concursos públicos

Paim sugere que governo crie órgão para fiscalizar concursos públicos