Paim defende aprovação de projeto sobre cotas e do Estatuto da Igualdade Racial
Ao defender nesta quarta-feira (28) as chamadas ações afirmativas, que buscam eliminar desigualdades sociais como as que afetam, por exemplo, os negros, o senador Paulo Paim (PT-RS) declarou "ter certeza de que a Câmara dos Deputados aprovará o PL 73/99, projeto de lei que reserva vagas nas universidades federais para alunos provenientes de escolas públicas, e o PL 3.198/2000, também conhecido como Estatuto da Igualdade Racial". Esse último projeto é de autoria do próprio Paim.
O senador elogiou, ao discursar em Plenário, artigo de Sueli Carneiro, doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Geledés, Instituto da Mulher Negra. Nesse texto, publicado pelo jornal Correio Braziliense na segunda-feira (26), ao criticar os intelectuais que se manifestaram contrariamente aos dois projetos de lei, ela afirma que "o melhor das políticas raciais, e especialmente a das cotas, é o seu poder de pôr fim às dissimulações sobre a questão racial no Brasil".
Paim elogiou ainda a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que está implantando um programa de ações afirmativas.
- A Ufscar adotou o programa a fim de permitir às pessoas de diferentes origens socioeconômicas e étnico-raciais o acesso ao ensino superior - ressaltou ele.
De acordo com o senador, entre os objetivos desse programa estão a ampliação do acesso aos cursos para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública, "com adequada proporcionalidade de participação de negros e indígenas", e o desenvolvimento de ações que apóiem a permanência de alunos "economicamente desfavorecidos" na universidade.
A ministra Matilde Ribeiro, que está à frente da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, também foi elogiada por Paim, "pelo brilhante trabalho que ela vem fazendo em defesa das ações afirmativas e da igualdade racial".
- As ações afirmativas não são assistencialistas nem paternalistas. Seu objetivo é dar oportunidades - destacou o senador.28/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim e Nery pedem aprovação dos projetos das cotas e do Estatuto da Igualdade Racial
Paim comemora aprovação de cotas para escola pública em universidades públicas, mas cobra Estatuto da Igualdade Racial
Paulo Paim defende aprovação do Estatuto de Igualdade Racial
Paim diz que Estatuto da Igualdade Racial é um avanço, mas luta por cotas vai continuar
Fórum reivindica aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e da política de cotas em universidades
Movimentos reivindicam aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do sistema de cotas em universidades federais