Paim defende projeto de lei que regulamenta trabalho dos motoristas



O senador Paulo Paim (PT-RS) propôs nesta quinta-feira (26) que o grupo de trabalho sobre as condições de atuação de motoristas de caminhão, ônibus e táxis inicie suas atividades a partir de um projeto de lei de sua autoria, o PLS 91/03. Ele argumentou que, a partir dessa proposição, pode-se criar um marco legal para essas categorias.

- Essa matéria pode acolher outras propostas [ao longo das discussões a serem realizadas pelo grupo de trabalho] - afirmou o senador, acrescentando que seu objetivo é "buscar uma regulamentação definitiva para o setor".

Paim fez essas declarações durante discussão do tema, em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), da qual é o presidente.

Originalmente, o projeto de lei apresentado pelo senador "dispõe sobre a regulamentação da atividade de motorista e cobrador de transportes coletivos urbanos". Entre as medidas que prevê, estão o estabelecimento de um limite para a jornada de trabalho dos motoristas, a concessão de aposentadoria especial após 25 anos de serviço e o pagamento de valores adicionais em caso de trabalho noturno e em feriados. A excessiva jornada de trabalho foi um principais dos assuntos discutidos durante a audiência, pois os representantes dos caminhoneiros, entre outros, apontam a excessiva carga horária como um das causas de acidentes nas estradas.

Segundo Paim, "havia no Senado vários projetos sobre o trabalho dos motoristas, mas quase todos foram arquivados, menos o PLS 91/03".

Essa matéria tramita atualmente na Comissão de Assuntos Sociais  (CAS), na qual seu relator é o senador José Nery (PSOL-PA), que manifestou apoio ao projeto durante a audiência realizada nesta quinta-feira. José Nery declarou que, no âmbito do grupo de trabalho anunciado por Paim, será possível "concatenar um conjunto de idéias e propostas que ampliem o projeto original, de forma que ele possa servir como âncora das diversas proposições a serem apresentadas durante os debates".

Paim lembrou que o grupo de trabalho fará sua primeira reunião nesta segunda-feira (30), a partir das 9h. O senador afirmou que, além dele próprio, já estariam confirmados nesse grupo os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), José Nery (PSOL-PA) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).



26/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende aprovação de projeto que regulamenta atividade de motofrete

Presidente da CNI defende a aprovação de projeto que regulamenta o trabalho terceirizado

Paulo Paim defende aprovação de projeto que agiliza Justiça do Trabalho

Paim anuncia projeto para atender reivindicações de motoristas profissionais

Projeto de Paim regulamenta profissão de comerciário

Projeto regulamenta jornada de trabalho de nutricionistas