Projeto de Paim regulamenta profissão de comerciário
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou projeto de lei (PLS 115/07) para regulamentar a profissão de comerciário, exercida por aproximadamente dez milhões de pessoas em todo o país.
Demanda antiga da categoria, o projeto proíbe o trabalho aos domingos e feriados. Nenhum funcionário poderá ser utilizado em mais de um turno por dia e a jornada de trabalho será reduzida a seis horas diárias. "Muita famílias se desintegraram, filhos quase não reconhecem mais os pais e os momentos de lazer foram praticamente suprimidos", afirma o senador na justificativa do projeto, na qual analisa as relações de trabalho vigentes no país.
Outro dispositivo do projeto diz respeito ao Piso Salarial Nacional da categoria, que seria fixado em três salários mínimos. Atualmente, a falta de regulamentação faz com que as remunerações variem bastante de acordo com a região em que o trabalhador atua.
O projeto, que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, ainda pode receber emendas até esta sexta-feira (23).
23/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que regulamenta profissão de comerciário
Sarney desarquiva projeto que regulamenta profissão de comerciário
Segue para Câmara projeto que regulamenta profissão de comerciário
Segue para Câmara projeto que regulamenta profissão de comerciário
Jucá comemora aprovação de projeto que regulamenta profissão de comerciário
Projeto que regulamenta profissão de comerciário está pronto para votação em Plenário