Paim denuncia movimento contra o piso salarial dos professores



O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou da tribuna que esteja ocorrendo em alguns estados o que considera um movimento para que não seja aplicado o piso salarial nacional de professores no valor de R$ 950,00, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República.

- O piso salarial existe em lei e tem de ser cumprido. Não há justificativa para não cumpri-lo. Ele foi aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado e vai beneficiar milhares de professores - disse.

Ao reafirmar sua posição em relação ao piso salarial do magistério, Paulo Paim cumprimentou a professora Edilaine Vieira Lopes, de 22 anos, de Novo Hamburgo (RS), que teve trabalho sobre Machado de Assis selecionado pela Academia Brasileira de Letras e pela Folha Digital, junto com outros concorrentes. Ela escreveu sobre a importância do escritor ao se completarem 100 anos de sua morte.É o sétimo ano em que a Academia de Letras promove um prêmio de redação para professores do país e, desta vez, houve 37 mil trabalhos inscritos. Cem trabalhos selecionados serão publicados pela ABL.

O senador gaúcho comentou ainda pesquisa do Instituto Pró-Livro e Ibope/Inteligência, feita em 311 municípios de 27 estados, a qual confirma que os não-leitores estão na base da pirâmide social do país. Disse que a pesquisa revela pelo menos um dado alentador: as crianças e jovens são os que mais lêem. Enquanto a média nacional é de 4,7 livros por ano, entre a população de 5 a 10 anos, a média fica em 6,9 livros por ano.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende derrubada no Supremo da ADI que contesta piso salarial dos professores

Paim comemora acordo que garante piso salarial nacional para professores públicos gaúchos

Ideli condena ação de governadores contra piso salarial dos professores

Cristovam pede a governadores para desistirem de ação contra piso salarial de professores

Ideli critica ação contra a lei que estabelece piso salarial para os professores da educação básica

Piso salarial de professores é debatido na CE