Paim denuncia racismo em hotel de Brasília



"Precisamos denunciar amplamente e punir com o rigor da lei a prática do racismo; mas precisamos, repito, educar para o respeito à diversidade racial e étnica". Com essa frase, o senador Paulo Paim (PT-RS) denunciou a ocorrência de um caso de discriminação racial praticado em Brasília na noite da última quinta-feira (25), por funcionários do Hotel Nacional, contra funcionárias negras do governo federal e estadual, ativistas e a ministra da Cultura de Moçambique, Virgília dos Santos Matabele.

De acordo com Paim, os garçons do hotel exigiram, para servir qualquer coisa na mesa ocupada pelas mulheres, que se definisse quem seria responsável pelo pagamento da conta e como esse pagamento seria efetuado. Diante do tratamento diferenciado e discriminatório, contou o senador, o grupo solicitou a presença do gerente que, ainda assim, só se apresentou diante de ameaça de ligação telefônica para a polícia.

O fato, informou o senador, foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia da Asa Sul e motivará a instauração de uma ação criminal e também de uma ação civil por danos morais causados às pessoas constrangidas. O ocorrido serve para comprovar, segundo atentou Paim, dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam para a prática sistemática de discriminação racial contra afro-brasileiros.

Além da punição, porém, o senador considera que é preciso educar a população para o respeito à diversidade racial e étnica. Outra medida, que ele sugeriu, consiste na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação no Congresso e que prevê ações e medidas especiais que, se adotadas pelo governo federal, vão contribuir para garantir a todos os cidadãos afro-brasileiros os direitos fundamentais.

- São muitas as frentes de luta contra o racismo. Na educação, no mercado de trabalho, nos meios de comunicação. A cada dia torna-se mais urgente uma campanha nacional que eduque contra o racismo - enfatizou Paulo Paim.



31/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim protesta contra episódio de racismo em Brasília

Brasília Palace Hotel

Infraero publica edital para construção de hotel em aeroporto de Brasília

Denúncia de racismo no Mercado Livre será enviada ao MP

Disque Racismo de Brasília recebe 124 ligações no primeiro dia de funcionamento

"Racismo à Brasileira" desmascara preconceito, diz Paim