Paim: "discurso sobre relações raciais no Brasil é hipócrita"



O senador Paulo Paim (PT) registrou, nesta quarta-feira (23), mais uma denúncia de descriminação à comunidade negra, vinda desta vez do Rio Grande do Sul, estado do parlamentar. Segundo ele, os organizadores de um baile típico do interior gaúcho são acusados de criar obstáculos à participação dos negros no evento. Após inúmeros protestos, relatou Paim, foi decidido que os negros poderiam permanecer no saguão, onde há um bar, sem direito a entrar no salão nem a utilizar os banheiros no interior do recinto.

O representante gaúcho manifestou tristeza ao divulgar o fato e acrescentou que poucos países poderiam, como o Brasil, aproveitar a enorme diversidade racial e étnica. -Podemos compreender a biodiversidade para o mundo natural, mas temos resistência à diversidade racial-, disse Paim.

O parlamentar afirmou ainda que existe um discurso hipócrita no que diz respeito às relações raciais no país. Segundo ele, -somos capazes de divulgar estatísticas sobre a participação dos negros em áreas como educação e desemprego, mas somos incapazes de afirmar que essas atitudes têm origens no nosso comportamento diário-.

Defensor do aumento do salário mínimo, Paim disse que a resistência ao reajuste de R$ 15 revela, na verdade, um grande preconceito, pois os negros são a base da pirâmide social brasileira. Para o senador, a derrota do aumento do mínimo na Câmara dos Deputados será uma ironia do destino, quando neste momento se prestam homenagens ao -grande líder trabalhista- Leonel Brizola.



23/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação pública incluirá relações étnico-raciais

Profissionais da educação discutem relações étnico-raciais no ensino

Paim e secretário-geral do Itamaraty discutem relações Brasil-África

Paim comemora decisão do STF favorável a cotas raciais em universidades

Paulo Paim diz que prêmios do Festival de Gramado não obedeceram a critérios raciais

Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores