Paim diz que alta do preço do milho prejudica avicultor e pede regulamentação para o mercado interno
Segundo o senador, que falou nesta terça-feira (14) em nome da Associação Gaúcha de Avicultura e do Sindicato das Indústrias de Produção Avícola do Rio Grande do Sul, o grande problema enfrentado por esse segmento é a própria produção interna de milho, cujos produtores querem manter o preço do cereal em alta para a exportação.
Em virtude desse impasse, Paim quer que o governo libere o estoque regulador de milho da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), o que reduziria os preços internos para o consumo dos produtores avícolas. Com o mercado interno abastecido pelo estoque regulador, os produtores de milho não sofreriam alteração do preço para exportação, explicou.
- O mercado de exportação de milho deve se flexibilizar. O que se busca é a regulamentação do mercado sem prejuízo para os dois setores: dos exportadores de milho e de produtores avícolas - disse, ressaltando que o produtor avícola, e também de carne suína, utiliza milho em 70% da ração dos animais.
Paim acrescentou que no Rio Grande do Sul o setor avícola é responsável por 45 mil empregos diretos e 850 mil indiretos, e que no corte de frango são empregadas 9,5 mil famílias.
- A responsabilidade sócio-econômica dessa atividade é muito importante para o Rio Grande do Sul e para o Brasil - enfatizou.
14/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Falta de milho no mercado interno está em debate
Desabastecimento de milho no mercado interno será debatido pela CDR
Paim: Brasil deve se preparar para fortalecer mercado interno
Venda de veículos no mercado interno vai continuar em alta em 2011, prevê Anfavea
Casagrande pede urgência na regulamentação do mercado de terras rurais
Governo dará subvenção para reduzir preço do milho no Nordeste