Paim: Brasil deve se preparar para fortalecer mercado interno



O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu o fortalecimento do mercado interno, tendo em vista a necessidade de preparar o país para as dificuldades que poderá enfrentar diante do possível agravamento do protecionismo dos Estados Unidos, seu principal parceiro comercial. Paim disse que isto deve ocorrer já no próximo mandato presidencial norte-americano - independentemente de quem vencer as eleições -

O senador lembrou que nos últimos anos grandes empresas deixaram os Estados Unidos em busca de mão-de-obra mais barata, prejudicando áreas como educação, saúde, emprego e formação profissional e provocando o achatamento da renda.

O Brasil, frisou o senador, precisa estar preparado para os efeitos do protecionismo norte-americano sobre as exportações brasileiras, não só ampliando as fronteiras comerciais como também cuidando de seu mercado interno.

- E fortalecimento do mercado interno passa por emprego e distribuição de renda, e distribuição de renda passa pela elevação do salário mínimo o que,  já está comprovado, é a melhor forma de reativar a nossa  economia - disse o senador.

Paim lembrou que uma comissão de alto nível já está estudando um projeto de salário mínimo para o próximo ano e manifestou a sua esperança de que este projeto não desvincule do salário mínimo as aposentadorias e pensões.



19/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que alta do preço do milho prejudica avicultor e pede regulamentação para o mercado interno

Nova Lei das S.A. deve fortalecer mercado de ações

Brasil deve se preparar para envelhecimento da população, alerta gerontólogo

Mozarildo alerta que Brasil deve preparar-se para defender suas fronteiras

Mozarildo afirma que Brasil deve preparar-se para defender suas fronteiras

HOLLANDA: ESTÁGIOS DEVEM PREPARAR JOVENS PARA MERCADO DE TRABALHO