Paim diz que Rio Grande do Sul entrou em 'novo ritmo de desenvolvimento'
O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou do Plenário, nesta segunda-feira (19), que a economia do Rio Grande do Sul, que enfrentou problemas por vários anos seguidos, "aproveitou os bons ventos" da economia nacional e apresenta "um novo ritmo em seu desenvolvimento".
- A atual retomada da explosão econômica do sul brasileiro não seu deu por acaso, tampouco por força da natureza. É preciso reconhecer a atuação do governo federal no processo de pavimentação dessa nova via de desenvolvimento - disse.
Paulo Paim sustentou que o crescimento do seu estado se deve ao acerto da política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que manteve a política de metas inflacionárias, câmbio flutuante e equilíbrio fiscal adotada pelo governo anterior. Observou que, depois de um período inicial de ajuste fiscal, o governo pôde incentivar o consumo no país, retirando milhões de pessoas da miséria e aumentando a renda de que vive de salários.
O senador petista enalteceu a política de aumento dos gastos estatais entre o final de 2008 e em 2009, evitando no Brasil a recessão profunda verificada nos países desenvolvidos. Para isso, disse, foi fundamental a atuação dos bancos estatais, num momento em que os bancos privados encolhiam seus financiamentos, temendo calotes.
Paulo Paim garantiu ainda que, apesar dos aumentos de gastos para conter a crise econômica, o governo não desrespeitou os índices recomendados "pela cartilha econômica mais prudente", mantendo percentuais "responsáveis" em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Citou como exemplo a dívida pública interna líquida em relação ao PIB, que caiu de 51,3% em 2002 para cerca de 37% neste ano.
Igreja Memorial Batista
No mesmo discurso, Paulo Paim cumprimentou a Igreja Memorial Batista de Brasília, que comemorar 50 anos nesta quinta-feira (22). Lembrou que o Senado fez uma sessão de homenagem à igreja no último dia 12, a que ele não pôde comparecer.
19/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim pede novo aeroporto para o Rio Grande do Sul
Economia entrou em novo ciclo de expansão, diz Tombini sobre crescimento do PIB
Fazenda: Novo cadastro de atividade econômica entrou em vigor dia 1º de janeiro
Desenvolvimento Agrário desapropria propriedades no Rio Grande do Norte
Vanessa Grazziotin: desenvolvimento sustentável é o grande desafio
Paim relata atividades no Rio Grande do Sul