Economia entrou em novo ciclo de expansão, diz Tombini sobre crescimento do PIB
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, considera que a economia brasileira entrou em novo ciclo de expansão, após a crise financeira internacional de 2008 e 2009.
Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, cresceu 7,5 % em relação ao ano anterior, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O crescimento do PIB, com os dados das contas nacionais divulgados nesta quinta-feira (3) pelo IBGE, confirma que, após a rápida recuperação dos efeitos da crise financeira de 2008/2009, a economia brasileira entrou em novo ciclo de expansão”, diz Tombini, em nota divulgada pelo BC.
Segundo ele, a demanda doméstica continuou sendo o grande suporte da economia. O presidente do BC destacou que o consumo das famílias cresceu 7,0%, no “sétimo ano consecutivo de expansão desse componente, que tem sido impulsionado pela expansão do crédito, do emprego e da renda”.
“A formação bruta de capital fixo, uma boa medida do investimento, cresceu 21,8% em 2010, um desempenho que sugere que o empresariado nacional está confiante nas perspectivas para a economia brasileira neste e nos próximos anos”, acrescentou Tombini.
Fonte:
Agência Brasil
03/03/2011 16:25
Artigos Relacionados
PIB mostra que economia está em ciclo sustentado de expansão, diz Tombini
Economia brasileira manterá crescimento em 2014 com ganhos de produtividade, diz Tombini
Crescimento menor da economia "está em linha" com as expectativas do BC, avalia Tombini
BC projeta menor crescimento da economia este ano e expansão de 3,5% em 2012
Nordeste tem expansão da economia, demais regiões diminuem ritmo de crescimento
Alexandre Tombini fala sobre metas da economia