Paim diz que somente com mobilização trabalhadores poderão assegurar seus direitos



"Só existe uma maneira de os trabalhadores do nosso país garantirem os seus direitos: é, com certeza, com o movimento nas ruas e nas praças, exigindo que sejam mantidos os direitos adquiridos e lutando diariamente por novas conquistas". A receita foi transmitida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) ao abrir a série de pronunciamentos em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho.

Na avaliação do senador, o 1º de Maio deve ser celebrado, mas a data também deve servir para reflexão, mobilização, luta e resistência. Paim listou algumas das bandeiras que os trabalhadores brasileiros empunharam na celebração do seu dia: geração de emprego e renda, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e mais investimentos em educação, saúde e segurança.

Paulo Paim acrescentou que os trabalhadores também se mobilizaram em favor da reforma agrária, da ratificação da Convenção nº 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da redução dos juros e do spread bancário, pelo fortalecimento da agricultura familiar e pela aprovação, na Câmara, do fim do fator previdenciário e de outros projetos já aprovados no Senado que valorizam os aposentados.

- Manifestações nas principais capitais mundiais exigiram mais empregos e a garantia dos direitos trabalhistas e sociais. A crise financeira também foi pauta deste 1º de Maio. Pela primeira vez na história, os oito maiores sindicatos da França se uniram, no chamado G-8 Sindical, para fazerem uma grande manifestação em Paris - registrou Paulo Paim.

Na Itália, Turquia, Alemanha, Inglaterra, Áustria e Venezuela, entre outros países, os trabalhadores demonstraram indignação com a crise financeira, econômica e imobiliária, destacou Paulo Paim. Ele lamentou que, mais uma vez, a classe trabalhadora esteja sendo convocada para pagar a conta, com o crescimento do desemprego.



04/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma do CPP inova ao assegurar direitos às vítimas e aos seus familiares

Paim: seguir os Dez Mandamentos é assegurar direitos aos aposentados

Trabalhadores devem ficar atentos aos seus direitos no final do ano

Trabalhadores avulsos poderão ter direitos iguais aos dos registrados

Aposentados e pensionistas poderão contribuir para entidades de defesa de seus direitos

Geraldo Cândido: somente mobilização pode levar à CPI