Paim elogia decisão da Câmara sobre reajuste para aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou nesta segunda-feira (12), em Plenário, decisão da Câmara dos Deputados que estendeu o mesmo reajuste do salário mínimo (16,66%) para aposentados e pensionistas que recebem benefícios da Previdência Social. O aumento foi inserido, por meio um destaque apresentado pelo PFL, na Medida Provisória (MP) 288/06, que reajusta o salário mínimo de R$ 300 para R$ 350 a partir de 1º de abril deste ano. Paim pediu para que os senadores ratifiquem a decisão dos deputados federais.

O senador também fez referência à MP 291/06, que está na Câmara e autoriza reajuste de 5% nos benefícios da Previdência Social, retroativo a 1º de abril de 2006, para os 8,3 milhões de segurados que recebem valores acima de um salário mínimo. Paim apresentou destaques às duas MPs também pedindo a extensão do reajuste do salário mínimo para aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência.

- Fui deputado constituinte e na época eu já dizia que, no momento em que se desvinculasse as aposentadorias elas cairiam, e o salário mínimo também, e foi isso que aconteceu - afirmou o senador.

Da tribuna, Paim informou ter recebido cartas da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), nas quais os "mais de 20 milhões" de associados "fazem apelo para conseguir apoio dos parlamentares". Para o senador, o Senado deve acompanhar a decisão da Câmara. Em apartes, os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Heráclito Fortes (PFL-PI) elogiaram o pronunciamento do colega gaúcho.



12/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim propõe que Câmara encampe proposta da Cobap para reajuste aos aposentados

Paim elogia Lula por manter reajuste de aposentados

Paim: se aprovou reajuste para servidores, Câmara também pode acolher aumento para aposentados

Paim sobre voto a favor do mínimo: Dilma prometeu apoio a reajuste para aposentados

Paim diz que decisão sobre aposentados será tomada nas próximas horas

Paim defende reajuste de 16,6% para aposentados