Paim defende reajuste de 16,6% para aposentados
O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta terça-feira (13) o reajuste de 16,6% nos vencimentos dos aposentados e pensionistas, conforme emenda à Medida Provisória 288/06 aprovada pela Câmara dos Deputados. A MP, transformada no projeto de lei de conversão 18/06, ainda precisa ser votada no Senado. Paim disse que apenas cinco deputados votaram contra o reajuste e espera que a votação quase unânime em favor dos aposentados se repita no Senado.
- Os idosos não podem invadir o Senado; estão em casa assistindo à TV Senado. Fico triste quando ouço os argumentos do governo de que esse mísero reajuste vai causar um impacto negativo na economia do país. Esse mesmo montante de 16,6% já foi concedido pelo menos dez vezes anteriormente e não causou nenhum impacto negativo. A maior violência que se pode cometer contra o idoso é não dar esse pequeno reajuste - afirmou.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP), em aparte, disse que o governo pensa que o aposentado não precisa comprar sapato, roupa, medicamento ou comida, portanto não precisa do reajuste também.
- Pelo amor de Deus, presidente Lula, ouça o seu companheiro de partido, Paulo Paim - apelou Tuma.
O senador Edison Lobão (PFL-MA) disse que o governo deveria utilizar a imaginação para resolver os problemas dos aposentados "e não lhes virar as costas e seqüestrar-lhes o direito no final da vida". O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) solidarizou-se com Paim.
A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse que a paridade no reajuste para quem está na ativa e os aposentados está consagrada na Constituição, embora ainda não esteja regulamentada. Ela chamou de "farsa técnica" o déficit da Seguridade Social alegado pelo governo e lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) já mostrou que esse déficit não existe.
Paim também manifestou satisfação com o acordo fechado na Justiça com o consórcio de empregados da Varig e anunciou que dentro de 48 horas o consórcio cumprirá as exigências feitas pelo juiz do caso (Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio) e poderá assumir a direção da empresa. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que conversou com o juiz e reafirmou sua disposição de fazer tudo o que for possível para salvar a Varig.
13/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim defende reajuste para aposentados e pensionistas
Paim defende mesmo reajuste dos trabalhadores da ativa para aposentados
Paim defende política permanente de reajuste dos benefícios de aposentados
Paulo Paim defende reajuste do salário mínimo e de aposentados em 1º de maio
Paim volta a defender reajuste para os aposentados
Paim vai reapresentar proposta de reajuste para aposentados