Paim elogia indicação de Joaquim Benedito para o STF



O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Joaquim Benedito Barbosa Gomes para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Joaquim Barbosa poderá ser o primeiro negro a ocupar uma vaga na corte suprema do país. Também foram indicados para o STF o desembargador paulista Antônio Cezar Peluzo e o advogado e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Carlos Ayres Britto.

- A indicação [de Joaquim Barbosa] tem força simbólica, sinaliza a valorização de políticas de inclusão. A democracia brasileira se fortalece, porque com a participação plena da população negra a igualdade constitucional transforma-se em realidade concreta - afirmou o senador.

Joaquim Barbosa é doutor em Direito Público pela Universidade de Paris e procurador da República no Rio de Janeiro. O indicado, disse o senador, se destaca tanto por sua formação acadêmica impecável quanto por seu trabalho de defesa do princípio da ação afirmativa como instrumento político na implementação de ações em benefício da população negra.

Paulo Paim afirmou que a indicação de Joaquim Barbosa representa, ainda, a coroação dos esforços do Movimento Negro por visibilidade. Além de um negro no STF, ressaltou o senador, a composição afro-descendente nos ministérios do governo Lula é única na história brasileira. São quatro ministros negros: Benedita da Silva, secretária da Assistência e da Promoção Social ; Gilberto Gil, ministro da Cultura; Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Matilde Ribeiro, secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Paim considerou igualmente importante a iniciativa do presidente Lula de retirar projeto de lei, de autoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que propunha a flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por fim, pediu ao presidente que acione a base governista no Congresso para priorizar o Estatuto da Igualdade Racial.



09/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Política de cotas não é única solução, afirma Joaquim Benedito

CCJ aprova indicação de Benedito Gonçalves para o STJ

Indicação do desembargador Benedito Gonçalves para o STJ será votada na CCJ na próxima semana

Sarney elogia procurador Joaquim Barbosa

Benedito de Lira elogia 'coragem cívica' de Alencar

Benedito de Lira elogia ampliação do Minha Casa, Minha Vida para municípios com até 50 mil habitantes