Paim elogia trabalhos da Subsecretaria de Projetos Especiais e da Rádio Senado
O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em Plenário, nesta sexta-feira (8), a campanha informativa O Congresso faz parte da sua história, composta de vídeos e peças impressas que retratam parte do trabalho desenvolvido pelo Senado e pelo Congresso nos últimos anos. O material aborda debates e votações importantes sobre temas como educação, igualdade racial, meio ambiente, energia, economia, infância e juventude, segurança no trânsito e maternidade.
- As peças trazem o testemunho da população beneficiada pelas leis - observou Paim.
O material, produzido pela Subsecretaria de Projetos Especiais do Senado (Supres), retrata beneficiários de leis, além de profissionais e personalidades da sociedade civil que contribuíram de alguma forma para o processo legislativo. Os depoentes avaliam o trabalho do Parlamento em suas vidas e a importância da instituição para o futuro do Brasil. Como observado por Paim, são cidadãos para quem o Parlamento, mais do que um espaço de discussão e produção legislativa, é instrumento de construção da história do Brasil e do futuro dos brasileiros.
A licença-maternidade de seis meses, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Estatuto do Torcedor estão entre as leis abordadas. Outro tema foi o Estatuto da Igualdade Racial, instituído por lei proposta pelo próprio Paim. Ele aproveitou para reivindicar ao governo que acelere a regulamentação de medidas previstas no estatuto.
Toda a campanha foi criada e produzida pelos próprios servidores do Senado, como salientou o senador. Não houve contratação de agência de publicidade nem gasto com veiculação. Os veículos de comunicação próprios - Rádio, Televisão e Jornal, além do portal na internet - e espaços físicos da Casa estão servindo para a veiculação.
Ciganos
Paulo Paim também elogiou a Rádio Senado pela série de programas "O povo cigano no Brasil". Para realizá-la, a equipe da emissora percorreu seis estados brasileiros ouvindo comunidades ciganas sobre seus costumes, anseios e expectativas para o futuro. Ao todo foram produzidos 12 programas, com duração de 30 minutos cada um. O projeto foi um dos vencedores do Prêmio Roquette-Pinto 2011, promovido pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), com patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
08/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rádio Senado apresentará especiais sobre a China
Programas especiais da Rádio Senado foram premiados em 2011
PROJETOS DE CARÁTER SOCIAL MARCARAM OS TRABALHOS DO SENADO
Sarney elogia encarte do Jornal do Senado sobre balanço dos trabalhos
Jucá destaca importância da Subsecretaria de Relações Públicas do Senado
Projetos que beneficiam aposentados em debate na Rádio Senado