Paim faz balanço de suas viagens por cidades gaúchas



O senador Paulo Paim (PT-RS) relatou em Plenário, nesta sexta-feira (17), as visitas que fez a mais de 80 cidades do Rio Grande do Sul em apoio à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e à candidatura de Olívio Dutra ao governo do estado. Em suas viagens, destacou Paim, o que mais o emocionou foi ver a mortalidade de peixes no Rio dos Sinos, causada pela poluição industrial na região do Vale dos Sinos, na qual estão instaladas principalmente empresas do setor calçadista.

- Se como homens temos a capacidade de assassinar um rio, também temos condições de salvá-lo, não com medidas punitivas, mas educativas. Não deixe morrer meu rio - disse Paim, citando uma canção gaúcha.

Em versos, ainda, Paim narrou que participou de atividades, palestras, comícios e caminhadas pelas várias cidades gaúchas, o que lhe possibilitou contato com cerca de 200 mil pessoas. Só em Canoas, segundo informou, foi recebido por mais de 40 mil pessoas. O senador ressaltou a importância dos debates ocorridos nessa caminhada e disse que, num sistema democrático, a troca de idéias com a sociedade é fundamental para que o povo conheça os políticos e, assim, possa eleger bons representantes e afastar maus políticos da vida pública.

Memória

Paim falou ainda de seu livro O Rufar dos Tambores lançado na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre no último dia 11, inclusive com edição em braile. De acordo com o senador, a obra aborda o período de 1954 a 2002, reunindo suas memórias a partir da infância, com base em pronunciamentos, depoimentos, artigos, cartas, notícias e entrevistas. Entre outros fatos relatados, o livro destaca a atuação de Paim na Assembléia Nacional Constituinte de 1987.

O senador Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a sessão durante o pronunciamento de Paim, salientou o trecho do livro em que o autor fala de sua convivência com Ulisses Guimarães, época em que o parlamentar gaúcho teria dito a seguinte frase aos então deputados Lula e Olívio Dutra: "de nada adianta nos debruçarmos na elaboração da Constituição se ela for desrespeitada ou desobedecida".

Paim informou que pretende fazer o lançamento do livro em outros estados e em Brasília.



17/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede ajuda federal para cidades gaúchas atingidas por granizo

Paim registra viagens a cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Paim apresenta balanço de suas atividades

Paim faz balanço de suas atividades legislativas em 2009

Jereissati explica uso de recursos do Senado em suas viagens

Tasso Jereissati apresenta explicações sobre uso de recursos do Senado em suas viagens