Paim: há soluções viáveis para a crise da Varig



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse em discurso no Plenário nesta segunda-feira (29) que há saídas viáveis para a crise da Varig que poderiam ser implementadas rapidamente. Paim afirmou que negociações com os governos estaduais podem resultar no pagamento dos créditos que a companhia tem com eles e que podem chegar a R$1,38 bilhão. Tais créditos seriam referentes a recolhimentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) feitos a acima do valor correto. De acordo com Paim, as maiores dívidas seriam dos estados do Rio Grande do Sul, do Amazonas e de São Paulo. O governo do Rio de Janeiro já teria, segundo ele, negociado o pagamento de 75% desses créditos.

Além disso, Paim mencionou entre as soluções que estão sendo negociadas a antecipação do leilão da companhia - previamente marcado para julho - e a concessão de um empréstimos por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O senador também manifestou preocupação com os aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus, que atende os funcionários da Varig. Citando reportagem do jornal Valor Econômico, Paim afirmou que eles poderão ficar sem o pagamento de benefícios a partir de novembro. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) também externou preocupação com a situação dos aposentados e parabenizou Paim por sua atuação em favor dos idosos.



29/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR PEDE SOLUÇÕES PARA CRISE UNIVERSITÁRIA

CI tem reunião com grupo de trabalho para discutir crise da Varig

Ana Amélia relata busca de soluções para crise da suinocultura

Paim pede soluções para o desemprego

Ricardo Santos propõe soluções para a crise de energia elétrica

JOSÉ JORGE APONTA SOLUÇÕES PARA A CRISE DA ZONA DA MATA