Paim homenageia Semana Farroupilha
Nos últimos dois meses, o senador visitou boa parte dos 497 municípios do estado e listou, em seu discurso, todas as cidades pelas quais passou nesse período, situadas nas regiões das Missões, Alto Jacuí, Vale dos Sinos, Grande Santa Rosa, Vale do Taquari e Grande Porto Alegre, entre outras. Ele destacou os contrastes entre algumas dessas regiões, como os pólos calçadista e vinícola, os pampas e a sua pecuária, os campos de trigo e soja e as grandes cidades gaúchas.
O senador reconheceu que estava sendo saudosista em seu pronunciamento, que revelava sua ligação com a cultura e a população gaúchas. Ele relatou que, quando participou da Semana da Pátria no Rio Grande do Sul, ouviu algumas pessoas que gritavam nas ruas:" é isso aí, senador, não dobre a espinha". Entre outros fatos, fez uma referência específica ao início de sua "caminhada sindical" em Canoas, de onde partiu com cinco mil companheiros em 1983.
- Cheguei com trinta mil na nossa querida capital Porto Alegre, no chamado Protesto contra a Ditadura. Fomos recebidos com uma chuva de papel picado - recordou.
Paim agradeceu ao senador Edison Lobão (PFL-MA) o apoio da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) à criação do troféu Lanceiros Negros, uma homenagem ao destacamento de escravos que lutaram na Revolução Farroupilha.O senador encerrou o seu discurso, recitando a letra de uma das músicas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, do gaúcho Teixeirinha, intitulada "Querência Amada".
17/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Assembléia homenageia Semana Farroupilha
Severo homenageia a Revolução Farroupilha
Emilia homenageia Revolução Farroupilha e faz balanço de governo do PT
Sessão solene homenageia 165 anos da Revolução Farroupilha
Paulo Paim destaca aniversário da Revolução Farroupilha
Paulo Paim celebra aniversário da Revolução Farroupilha