Assembléia homenageia Semana Farroupilha
A Assembléia homenageou nesta tarde, em sessão solene, a Semana Farroupilha. No ato, presidido pelo deputado Sérgio Zambiasi, foi outorgada a medalha do Mérito Farroupilha ao ex-presidente da Casa, Francisco Solano Borges, ao ex-diretor-geral, Antônio Dorneu Maciel e ao folclorista Paixão Cortes. A solenidade foi acompanhada por inúmeras autoridades civis e militares e representantes de diversas entidades de classe, tradicionalistas e expressivo público.
“O desejo de paz está em nossos corações inspirado pelos mesmos ideais farroupilhas de liberdade, humanidade e igualdade. Neste momento tão caro para todos os gaúchos, vamos unir nossas ações e nossos pensamentos em favor da paz. A paz no Rio Grande, a paz no Brasil, a paz no mundo”. Com essas palavras, o presidente Sérgio Zambiasi estabeleceu a ligação dos ideais farroupilhas, objetivo da homenagem prestada anualmente pelo Poder Legislativo, com os recentes acontecimentos que abalaram o mundo. “Ao relembrarmos fatos históricos que nos são caros”, assinalou, “não podemos deixar de levantar nossas vozes contra a injustiça, a desesperança e o terror que se espalha pelo mundo e que ameaça a todos, não importa sua raça, religião ou classe social”.
Na conclamação pela paz, Zambiasi ainda disse que todos devem se inspirar nas crianças de todo o mundo que, “conforme recentíssima pesquisa realizada pela Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância -, querem apenas duas coisas: educação e paz”. E disse que os líderes de todos os povos deveriam se sensibilizar com as 600 milhões de crianças, “boa parte delas no Brasil e milhares aqui no Rio Grande do Sul, que vivem na pobreza absoluta e que saibam construir um mundo em que reine a paz, a tolerância e o respeito pelo ser humano”.
Depois de historiar as façanhas dos Farrapos, no início de seu pronunciamento, Zambiasi concluiu, lembrando que “o Rio Grande pegou em armas e escreveu sua mais bela página histórica justamente para lutar contra a opressão e a espoliação. Aqui se proclamou a República, não estritamente separatista, porque aberta ao federalismo das demais provínicas brasileiras que adotassem tal modelo de governo. Aqui também se fez a primeira abolição do Brasil, ao declarar-se livres os escravos que se alistavam nas forças farroupilhas”.
Manifestaram-se, também, na sessão, os deputados Francisco Appio (PPB) e Osmar Severo (PTB), que entregaram a medalha e o diploma do Mérito Farroupilha a Paixão Cortes e Solano Borges, respectivamente. Coube ao deputado Sérgio Zambiasi fazer a entrega ao ex-diretor-geral, Antônio Maciel.
O Coral da Assembléia, regido pelo maestro João Paulo Sefrin e a Banda da Brigada Militar, sob a regência do subtenente Luís Renato Barros Dias, cantaram e executaram os Hinos Nacional e Rio-Grandense.
09/19/2001
Artigos Relacionados
Paim homenageia Semana Farroupilha
Assembléia comemora Semana Farroupilha com várias homenagens
Assembléia lança Mostra Farroupilha dos Festivais Nativistas
Severo homenageia a Revolução Farroupilha
Procuradoria da Assembléia passa a atender no 6º andar do Palácio Farroupilha
Emilia homenageia Revolução Farroupilha e faz balanço de governo do PT